Visita ao Palacio de La Moneda

O Palacio de La Moneda é um dos ícones da história do Chile e abriga o gabinete da Presidência da República, assim como alguns Ministérios. Sem dúvida alguma, seu recorrido turístico por Santiago vai acabar passando por lá, afinal, o local está sempre rodeado de turistas visitando suas imediações ou aguardando a famosa Troca da Guarda. Porém, poucas pessoas sabem, mas é possível entrar e fazer uma visita ao Palacio de La Moneda.

Para ter a oportunidade de visitar seu interior, você terá de fazer um agendamento. Preferencialmente em torno de uma semana antes, já que as vagas disponíveis são sempre preenchidas muito rapidamente. Para fazê-lo é só acessar o site http://visitasguiadas.presidencia.cl/ e preencher o formulário disponível.

Visita ao Palacio de la Moneda

Visita ao Palacio de la Moneda (Foto: Natalia Maimoni)

Tours para a visita ao Palacio de la Moneda

Os tours para a visita ao Palacio de la Moneda acontecem de segunda à sexta e você poderá escolher entre quatro horários diferentes. No período da manhã, os tours acontecem às 09h30 e 11h00. Já no período da tarde, às 15h00 e 16:h30. Você poderá optar por tours em espanhol ou inglês. Porém, caso não seja fluente em nenhum dos dois idiomas, não tenha medo em optar pelo tour em espanhol.

Devido a grande quantidade de brasileiros nas visitas, os guias falam sempre pausadamente e sabem até boa parte das palavras em português. É possível cadastrar até 25 pessoas para cada horário, desde que haja vagas disponíveis. Você receberá um e-mail de confirmação depois que seu agendamento for completado.

No dia da visita tente chegar em torno de 10 minutos antes. Não esqueça de levar o documento que você usou para cadastro no formulário no dia da visita (passaporte ou RG). Ele será retido para sua entrada ao palácio e devolvido apenas no final do tour. Sem o documento não é possível participar da visita. O acesso é pela porta principal, na Avenida Alameda, de frente a Plaza de la Ciudadania (onde tem a grande bandeira do Chile).

A visita ao Palacio de La Moneda

Cada participante receberá um crachá para poder entrar no palácio e terá que passar por um detector de metais logo na entrada. Após estes procedimentos de segurança, o guia fará uma “chamada” dos participantes e sua visita terá início.

A visita guiada tem início no famoso “Patio de los Naranjos”, ou Patio das Laranjeiras. Ali o guia conta um pouco da história do local. E se você quiser saber mais sobre a história do palácio, confira nosso artigo Palacio de La Moneda. Podemos ver também nesse local a escadaria que dá entrada ao gabinete do presidente.

Visita ao Palacio de la Moneda

Patio de los Naranjos (Foto: Natalia Maimoni)

Salões do La Moneda

Agora seguimos para dentro do palácio, onde conheceremos três famosos salões. O primeiro salão visitado é o “Salón Pedro de Valdivia”, que serve como uma sala de estar para recepcionar os chefes de estado. É, também, o local para as fotos oficiais. A curiosidade deste salão é que não se pode pisar no grande tapete existente, já que ele está em processo de conservação.

Visita ao Palacio de la Moneda

Salón Pedro de Valdivia (Foto: Carlos Fernandes)

Do “Salón Pedro de Valdivia” seguimos para o “Salón Montt-Varas”. Nomeado em homenagem ao presidente Manuel Montt e seu ministro Antonio Varas, é ali que os presidentes chilenos se dirigem ao país com comunicados e informativos para a televisão. Depois, seguimos então para o “Salón O`Higgins”, onde há almoços e jantares oficiais promovidos pelos presidentes ou ministros.

Depois de conhecermos os salões, a visita ao Palacio de La Moneda segue para o “Patio de los Cañones”, ou Patio dos Canhões. O lugar recebe esse nome porque ali há dois belos canhões, chamados de “relâmpago” e “furioso”. E para finalizar o tour, visitamos o “Patio de Los Canelos”, que recebe esse nome devido a uma árvore considerada sagrada pelo povo mapuche e é conhecido como uma área mais moderna do palácio.

Visita ao Palacio de la Moneda

Patio de los Cañones (Foto: Natalia Maimoni)

Capela do Palacio de la Moneda

Antes do término da visita, o guia nos leva até a capela do palácio. Nela podemos observar algumas obras de arte de esculturas com mais de 300 anos, assim como o púlpito onde o Papa João Paulo II se ajoelhou em sua visita ao Chile.

O tour é finalizado exatamente onde começou, no Patio de Los Naranjos, após 1 hora de seu início. O guia oficial do La Moneda é muito atencioso e sempre abre espaço para perguntas dos visitantes. Não é permitido filmar dentro do palácio. Fotos são permitidas, mas somente sem flash.

Aproveite também para ver a Troca da Guarda que acontece a cada dois dias no local. Para maiores informações, confira nosso texto Troca da Guarda em Santiago.

Visita ao Palacio de la Moneda

Capela (Foto: Natalia Maimoni)

Como chegar ao Palacio de La Moneda

É muito simples chegar ao La Moneda. E, em casos de excursões guiadas, com certeza você visitará esse que é um dos mais importantes pontos turísticos da cidade de Santiago.

Com duas fachadas, uma para a rua Moneda e outra para a avenida Libertador Bernardo O’Higigns, o palácio está localizado no centro da capital chilena e muito próximo a locais famosos como a Plaza de Armas. Você poderá acessa-lo a pé ou de metrô, utilizando a linha vermelha e descendo na estação La Moneda.

  • CURTA AQUI NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK E RECEBA AS ATUALIZAÇÕES DIÁRIAS DO SITE

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *