Troca da Guarda em Santiago

A Troca da Guarda em Santiago, ou “Cambio de Guardia”,  é uma das cerimônias mais tradicionais do Chile e ocorre a cada dois dias. A famosa tradição acontece desde 1851 no Palacio de la Moneda e se tornou uma atração turística na capital chilena, atraindo visitantes e cidadãos.

Os oficiais da apresentação são policiais especiais chamados de Guardias del Palacio, uma unidade pertencente aos Carabineros de Chile. Eles desempenham a segurança do palácio e a segurança presidencial. Vale lembrar que os Carabineros de Chile nada mais são que a polícia chilena.

A cerimônia inicia-se na Plaza de la Ciudadanía, na avenida Avenida Bernardo O’Higgins, onde há uma grande bandeira do Chile. E dali parte para a Plaza de la Constitución, localizada na parte norte do Palacio de La Moneda. O evento dura 40 minutos e começa pontualmente às 09h50, em dias de semana, e às 10h50, em feriados e finais de semana.

Para tirar o máximo proveito desta cerimônia é recomendado aguardar na Plaza de la Ciudadania para então seguir os oficiais até a Plaza de la Constituición. Você também poderá ir diretamente à Plaza de la Constituición e assistir somente a troca da guarda em si.

Troca da guarda em Santiago

Troca da guarda em Santiago (Foto: Natalia Maimoni)

O que é  a Troca da Guarda em Santiago?

O evento é muito parecido com um desfile de 7 de setembro para os brasileiros, com oficiais marchando, hino da república, hasteamento de bandeira e uma banda que, para a surpresa dos turistas de nosso país, executa músicas brasileiras, como Aquarela do Brasil.

Uma das curiosidades fica por conta dos dois uniformes distintos da guarda: um verde e outro branco. O verde serve para os meses de inverno e o branco para os meses de verão. Outra curiosidade é o fato de que a presença de oficiais femininas foi incluída apenas no ano de 2001.

Se você quiser acompanhar a famosa cerimônia, lembre-se de chegar com cerca de dez minutos de antecedência para garantir um bom local. E fique atento as datas do ano de 2018 para coordenar bem com a sua viagem.

Troca da guarda em Santiago

Troca da guarda em Santiago (Foto: Natalia Maimoni)

Quando acontece a Troca da Guarda em Santiago?

Para 2018, nos meses de janeiro, abril, maio, agosto, novembro e dezembro, a troca da guarda é programada para acontecer nos dias ímpares. E nos meses de fevereiro, março, junho, julho, setembro e outubro nos dias pares.

Se você estiver longe do centro da cidade, poderá chegar até o local de metrô. A estação La Moneda te deixará em frente ao Palácio de la Moneda.

Troca da guarda em Santiago

Fim da apresentação pela rua Teatinos (Foto: Natalia Maimoni)

Aproveite, também, para conhecer nossos artigos Palacio de la MonedaVisita ao Palacio de la Moneda, onde podemos conhecer gratuitamente todo o interior dessa que é a casa do governo chileno.

  • CURTA AQUI NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK E RECEBA AS ATUALIZAÇÕES DIÁRIAS DO SITE

Você pode gostar...

4 Resultados

  1. lais disse:

    Oi, não sabia da troca de guarda e amei a informação, já estou usando no meu roteiro. Mas tenho uma dúvida quanto ao horário. Que horas acontece essa troca de guarda? Grata!!!

    • BRchile disse:

      Olá Lais. Temos essa informação no artigo: “O evento dura 30 minutos e começa pontualmente às 10h00, em dias de semana, e às 11h00, em feriados e finais de semana.” 😉

  2. Camila disse:

    Voces ja sabem o calendario de 2018? Vou em abril….

    • BRchile disse:

      Olá Camila. Ainda não foi divulgado oficialmente o calendário. Segundo fontes não oficiais, ficaria:
      -> Fevereiro, Março, Junho, Julho, Setembro e Outubro – dias pares.
      -> Janeiro, Abril, Maio, Agosto, Novembro e Dezembro – dias ímpares.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *