Tour Astronômico no Atacama

tour astronômico
Tour Astronômico

O tour astronômico no Atacama é altamente indicado para as pessoas que gostam de apreciar o céu e as estrelas. O céu do Atacama é considerado um dos melhores do planeta para ser observado e estudado. São mais de 300 noites por ano de céu limpo, além de estar a 2.400m de altitude e disponibilizar de pouca luminosidade artificial.

Por lá encontramos os maiores projetos do mundo no quesito astronomia. Países da Ásia, Europa e os Estados Unidos investem muito nesses projetos, principalmente no ALMA Observatory (Atacama Large Millimeter/submillimeter Array), o maior deles abrigando um telescópio com 66 antenas de alta precisão há uma altitude de 5.000m.

Se essa oportunidade está aos pés de quem visita o Atacama, nada melhor que aproveitar a chance de fazer uma visita a um centro de observação para poder ver e entender (seja a olho nu ou por telescópio) um pouco mais sobre cada estrela, planeta e constelação.

Mas fiquem atentos, pois não são todas as agências que oferecem esse tour. Há algumas agências específicas e as duas mais famosas são a Space e a Ahlarkapin. Ambas oferecem tours em espanhol e inglês.

Tour Astronômico no Atacama

Os tours acontecem todas as noites. Com exceção daquelas com lua cheia e desde que o céu esteja claro e sem nuvens. Se o céu estiver nublado você terá que aguardar até o último minuto para ver se eles confirmam o passeio ou não. Às vezes o tour é confirmado 5 minutos antes de seu início.

Nós da equipe BRchile escolhemos a Space para realizar nosso tour. O preço foi de $20.000 pesos (valores para março 2016). Os passeios da Space saem do centro de San Pedro de Atacama e nos leva até o observatório que fica muito próximo a cidade. Há vários horários disponíveis e a primeira turma tem início por volta das 21:00. O tour completo tem uma duração de 2 horas e 30 minutos. Então fica fácil você encaixar no seu roteiro e não vai entrar em conflito com os outros passeios.

tour astronomico

Telescópios da Space (Fonte: www.spaceobs.com)

Como é o tour astronômico

A experiência já começa dentro do próprio ônibus. Quando o veículo vai se aproximando ao seu destino final o motorista já desliga os faróis para não atrapalhar os tours em andamento. A escuridão no local é total e assim permanecemos durante as próximas horas de visita. As explicações e observações começam logo que você desce do ônibus.

Ali, a céu aberto, você terá uma aula fantástica de astronomia. Quem não entende nada de estrelas e constelações consegue sair de lá com algum conhecimento. Ali temos a oportunidade de ver o céu como ele realmente é, pois nos dias de hoje isso se torna praticamente impossível nas cidades. É possível visualizar a olho nu as mais variadas estrelas e constelações, aglomerados de galáxias, planetas, nebulosas e tantas outras coisas mais que nós nunca soubemos que poderia existir no céu.

Os guias possuem uma caneta laser que faz o feixe de luz “chegar nas estrelas”. Com isso, entendemos muito bem sobre qual delas o guia está explanando. E são explicações completas que remetem a idade de uma estrela, o que ela significa e onde ela estará daqui a um certo tempo, por exemplo.

Pudemos nesse tour enxergar a Via Láctea. Enxergamos que a estrela que corresponde ao planeta Marte é realmente vermelha. Vimos um buraco no céu onde não há estrelas e que corresponde ao exato local onde gira o nosso planeta Terra. Pudemos ver um satélite em movimento por entre as estrelas. E três estrelas cadentes riscando o céu.

Depois de cerca de mais de uma hora de aula a céu aberto, começamos a observar as estrelas, planetas e constelações pelos telescópios. São 10 telescópios onde você observará mais detalhadamente o céu. Se a lua estiver visível, você conseguirá até fotografá-la utilizando um dos telescópios.

Chá de coca para encerrar o passeio

tour astronomico

Lua fotografada pelo telescópio (Fonte: www.visitchile.com)

Na parte final da atração somos convidados a entrar em uma espécie de cabana para desfrutar de um chocolate quente ou até mesmo um chá de coca (chá muito consumido em regiões muito altas que ajuda a combater o mal estar causado por essa altitude). Ali pudemos fazer perguntas e participar de um bate-papo divertidíssimo com um dos astrólogos do local, o francês Alain Maury, que também é um dos donos do observatório. O Alain é muito divertido e o bate papo com ele faz você ficar com gostinho de quero mais. Nessa cabana a luz ainda é mínima, pois estamos há mais de duas horas sem luz artificial.

Na volta do passeio o motorista te deixará próximo a sua hospedagem, caso ela seja distante do centro. Caso contrário, o centro será a parada final.

Para aqueles que desejarem mais informações sobre o passeio basta acessar o site das empresas Space e Ahlarkapin.

Dicas Importantes

1 – Tente agendar o tour com antecedência. As condições climáticas podem mudar e você poderá perder a oportunidade de experimentar essa atração. Nós fizemos o tour logo na primeira noite que chegamos.

2 – Fizemos esse passeio em março, quando as temperaturas a noite não eram tão baixas. Porém, o clima esfriou durante as atividades no observatório. Lembrem-se, portanto, de levar um bom casaco mesmo no verão. No inverno as temperaturas a noite chegam a ser negativas. Se você quiser mais informações sobre as temperaturas no Atacama, clique aqui.

3 – Nós agendamos o tour online cerca de uma semana antes para garantir nossa vaga. Mas nada impede de você agendá-lo quando chegar em San Pedro.

4 – Se quiser saber melhor sobre as fases da lua para sua viagem é só entrar no site das empresas. Lembrem-se que não há tour em noite de lua cheia, já que a luz muito forte da lua não deixará você observar o céu tão bem.

5 – Para as mulheres vale a dica de estar usando um sapato baixo. O observatório não tem luz artificial, então você terá que caminhar completamente no escuro, sem enxergar direito o chão. E lembrem-se que estamos no deserto e que o chão de terra fará parte de seus dias.

  • CURTA AQUI NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK E RECEBA AS ATUALIZAÇÕES DIÁRIAS DO SITE

2 Resultados

  1. Tamiane disse:

    Bom dia
    É possível fazer o tour astronômico no Atacama estando hospedada em Santiago?
    Att,

    Tamiane

    • BRchile disse:

      Olá Tamiane. San Pedro de Atacama está localizado a 1.670km de distância de Santiago. Há voos saindo de Santiago periodicamente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *