San Pedro de Atacama

San Pedro de Atacama

A pequena cidade de San Pedro de Atacama é um povoado ao norte do Chile, a 1.670 km de distância de Santiago. Com cerca de 5.600 habitantes e a 2.500 metros de altitude, serve como base para quem quer explorar o deserto do Atacama. Sua principal atividade econômica é o turismo, seguido da agricultura.

A cidade é bem pequena e você não precisa reservar muito tempo da sua viagem para conhecê-la. Apesar do tamanho da cidade você encontrará caixas eletrônicos, farmácias e mercadinhos por toda sua extensão.

Porém, aparentemente, há mais agências de turismo do que restaurantes pelas ruas. Por isso lembrem-se sempre de pesquisar bem os valores dos passeios. Os preços podem diferenciar bastante entre elas. Apesar de San Pedro ser pouco iluminada a noite, é seguro para caminhar até hotéis ou hostels um pouco mais afastados.

San Pedro de Atacama

San Pedro de Atacama (Foto: Natalia Maimoni)

San Pedro de Atacama

San Pedro recebe um grande número de europeus interessados em seus atrativos turísticos. É muito comum ouvir alemão, francês e inglês tanto quanto o português e o espanhol.

Temperaturas em San Pedro de Atacama (Fonte: sanpedroatacama.com)

O clima é desértico e caracteriza-se por pequenas quantidades de chuva e muita oscilação térmica. As temperaturas médias de inverno são de 22 graus durante o dia e 4 graus durante a noite. Já no verão temos médias de 28 graus durante o dia e 15 pela noite. Em qualquer época do ano recomenda-se levar protetor solar, roupas leves e roupas de inverno.

Conheça nosso artigo O que levar na mala para o Atacama e saiba mais sobre o assunto.

Os maiores atrativos turísticos de San Pedro de Atacama

– Igreja de San Pedro: cercada por um muro de “adobe” (argila e areia), contém 3 portas em forma de arco. É a maior e mais bonita igreja da região. Foi sede paroquial antes de 1641, mas os muros atuais datam de 1744 e foram reparados entre 1839 e 1843. A torre é datada de 1964, quando substituiu uma antiga torre de madeira.

San Pedro de Atacama

Igreja de San Pedro (Foto: Natalia Maimoni)

– Museu Arqueológico R.P. Gustavo Le Paige: seu fundador, a quem se deve o nome do museu, Le Paige foi um missionário jesuíta belga que realizou um estudo em arqueologia andina e reuniu um grande acervo de objetos indígenas. Esses objetos estão disponíveis nesse museu graças a ajuda da Universidad Católica del Norte.

– Casa Incaica: é a construção mais antiga do povoado, feita de adobe (argila e areia) e com telhados de palha. Conserva o estilo arquitetônico dos incas e foi construída em 1540. Fica localizada no lado leste da Plaza de Armas.

– Museu do Meteorito: museu que contém a maior coleção de meteoritos chilenos encontrados no deserto do Atacama. Foram estudados, classificados e certificados pela NASA e UCLA dos Estados Unidos e CEREGE da França.

– Feira Artesanal: localizada na Plaza de Armas, vende objetos e souvenirs da região. Ali você encontra objetos indígenas e o famoso chá de coca.

–> Conheça nosso Especial Atacama e seus 12 textos sobre esse paraíso no Chile.

San Pedro de Atacama

Feira Artesanal (Foto: Natalia Maimoni)

  • CURTA AQUI NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK E RECEBA AS ATUALIZAÇÕES DIÁRIAS DO SITE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *