Uma tarde em Pomaire

Pomaire é um pequeno povoado de artesãos com cerca de 10 mil habitantes localizado a 50km de Santiago. Pomaire é uma ótima opção para quem quer aproveitar um final de semana na zona rural. Muitos santiaguinos gostam de visitar o local aos domingos pela sua proximidade com a capital, além de almoçar e passear pelo seu comércio com uma vasta opção de artesanato.

O artesanato é, portanto, um dos maiores atrativos encontrados nesse povoado. São tigelas, panelas, pratos, copos, colheres de pau, enfim, artigos de cozinha esculpidos em madeira, cerâmica ou em argila feitos pelos próprios moradores de Pomaire.

Encontramos, também, muitas opções de vasos para plantas, muitos deles sendo moldados em argila ao vivo para os clientes. Figuras decorativas de animais ou figuras religiosas também podem ser encontradas para compra. As inúmeras lojas existentes ao longo da ruazinha principal possui ainda belíssimos ponchos, roupas características dos povos andinos, além de outras opções de vestuário comuns a esse povo.

Restaurantes em Pomaire

Outro grande motivo que faz o santiaguino visitar Pomaire aos domingos são as boas opções de restaurantes que oferecem pratos típicos chilenos em seu cardápio. Muitos desses pratos são servidos nos próprios recipientes moldados pelos artesãos locais.

A principal atração culinária do povoado é a empanada de 1kg, que entrou para o Guinness Book em 1995 sendo considerada a maior empanada do mundo. O tradicional pastel de choclo também é uma opção muito servida pelos restaurantes de Pomaire.

Pomaire

Empanada de 1kg de Pomaire (Foto: Carlos Fernandes)

Após o almoço é hora de passear pelas lojinhas e comprar alguma recordação dos artesãos. Depois a dica é conhecer a simpática igrejinha desse povoado, que fica na esquina de sua principal rua. Pomaire é daqueles lugares onde costumamos brincar que existem duas ruas: a que vai e a que volta. E é bem isso mesmo.

Ainda há uma pracinha central onde param os ônibus que chegam de Santiago. Não há rodoviária ou algo do tipo por lá. Os ônibus param em frente a uma praça e ali você fica sabendo quais os horários da volta para a capital.

Pomaire

Igreja de Pomaire (Foto: Carlos Fernandes)

Como chegar em Pomaire

Para chegarmos de ônibus em Pomaire a partir de Santiago devemos seguir ao Terminal San Borja, que fica localizado na estação de metrô Estación Central. De carro basta seguir pela Autopista del Sol.

Mas lembrem-se que apenas aos domingos há movimento no povoado. Se sua intenção é aproveitar melhor seu dia de passeio, fica a dica. E tenham em mente também que Pomaire é pequena demais e não há necessidade de se reservar muito tempo para ficar por lá.

Tirando o tempo de viagem, acreditamos que no máximo quatro horas entre almoçar e passear em Pomaire já serão suficientes. Portanto, vá com calma para o almoço e ainda aproveite o restante de seu domingo para completar seu passeio já na capital chilena.

Aproveite nossas dicas de roteiro de 3, 5 e 7 dias em Santiago.

  • CURTA AQUI NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK E RECEBA AS ATUALIZAÇÕES DIÁRIAS DO SITE

Você pode gostar...

7 Resultados

  1. Vívian disse:

    Bom dia, tudo bem?
    Você sabe me dizer qual a linha de ônibus e o valor da passagem aproximadamente para ir de Santiago até Pomaire?
    Vi que fica no caminho da Vínicola Undurraga, sabe se consigo ir de Pomaire até a Vínicola de ônibus?
    Obrigada.

    • BRchile disse:

      Olá Vivian. Bom, empresas como Tur-Bus, CondorBus e Bullman Bus fazem esse trajeto. São os chamados “buses interprovinciales”. A passagem gira em torno de $2.000 e $2.500. Pomaire é um povoado, portanto não partem ônibus para outras localizações a partir de lá.

      • Vívian disse:

        Olá, obrigada pelas informações. Acredito ter que ir na vinícola primeiro e depois para lá.
        De lá consigo voltar de ônibus para Santiago?
        Ouvi falar que as lojas abrem as 14h, você sabe algo sobre?
        Obrigada novamente.

        • BRchile disse:

          Olá Vivian. Sim, de Pomaire há ônibus para Santiago, porém fique atenta porque há poucos horários disponíveis. Você terá de se informar sobre os horários da volta em Pomaire, na praça onde o ônibus te deixará. Sobre o horário de funcionamento do comércio, infelizmente não podemos confirmar. Mas uma coisa é certa, o comércio até mesmo em Santiago abre mais tarde do que no Brasil, em torno das 10:00 am ou 11:00 am.

  2. Maurício disse:

    Muito legal ir pra outro pais e conhecer a sua cutura não vejo a hora de ir

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *