Desbravando o Parque Quinta Normal

O Parque Quinta Normal está localizado no Bairro Brasil e possui uma extensão equivalente a 36 hectares de área verde. Foi fundado em 1841 e foi o primeiro parque a ser considerado o melhor e mais belo do Chile.

Possui um lago onde os populares pedalinhos fazem a festa dos santiaguinos durante o verão. E conta com cerca de 4 mil árvores. Também dispõe de quadras de futebol e de tênis e alamedas para corridas e caminhadas. Além de bancos e jardins.

Parque Quinta Normal

Pedalinhos (Foto: Carlos Fernandes)

O Parque Quinta Normal é um local muito agradável para se relaxar e para a criançada brincar. Tem suas diferenças em relação ao Parque Florestal no Bairro Lastarria e o Parque Bicentenario. O Quinta Normal é maior, todo cercado e oferece um diferencial único. Por lá encontramos cinco museus que fazem da nossa passagem pelo parque um lazer mais completo.

Museus do Parque Quinta Normal

Vamos aproveitar para conhecer um pouco sobre esses museus encontrados dentro do Parque Quinta Normal. Conheça também o artigo 5 melhores museus em Santiago.

Museu Nacional de História Natural

Parque Quinta Normal

Museu Nacional de História Natural (Foto: Carlos Fernandes)

 

É um dos mais antigos museus da América do Sul e foi fundado em 1830. Chegou a ser fechado após o terremoto de 2010 e reaberto em 2012. Conta com a exibição permanente “Chile Biogeográfico” ocupando o circuito mais extenso do primeiro piso. Outro destaque são os vestígios de culturas indígenas nativas, incluindo os habitantes da Ilha de Páscoa e seus moais.

A entrada é sempre gratuita. A entrada é gratuita, funcionamento de terça à sábado, das 10h às 17h30. E domingo, das 11h às 17h30.

 

Museu Ferroviário

Parque Quinta Normal

Museu Ferroviário (Foto: diario.latercera.com)

O museu a céu aberto possui 16 trens a vapor preservados e 4 carros de passageiros antigos. Entre os trens se encontra a lendária locomotiva “la Trasandina”, construída na Inglaterra em 1909 e que atravessava a Cordilheira dos Andes ligando o Chile e a Argentina. Há documentários em vídeo disponíveis dentro dos vagões aos turistas.

As entradas custam $500 para crianças, $800 para adultos e $400 para idosos. Valores para janeiro de 2017. Funciona de terça à sexta, das 10h às 17h50. E aos finais de semana, das 11h às 17h50.

 

Museu de Ciência e Tecnologia

Parque Quinta Normal

Museu de Ciência e Tecnologia (Foto: panoramio.com)

 

Possui exposições interativas e experimentos simples em áreas complexas como ótica, astronomia e eletricidade, por exemplo. Foi inaugurado em 1985 como o primeiro museu interativo do país.

As entradas custam $650 para crianças, $800 para adultos e $400 para idosos. Valores para janeiro de 2017. Funciona de terça à sexta, das 10h às 17h15. Aos finais de semana, das 11h às 17h15.

 

Museu de Arte Contemporânea

Parque Quinta Normal

Museu de Arte Contemporânea (Foto: museosdemedianoche.cl)

 

É mantido pela Faculdade de Artes da Universidad de Chile. Possui uma coleção de mais de 2.800 peças e é referência historiográfica frente as exposições atuais. Sua sede está em um belo palácio em estilo francês. A entrada é sempre gratuita. Está aberto a visitas de terça à sábado, das 11h às 19h. E aos domingos, das 11h às 18h.

 

 

Museu Artequin

Parque Quinta Normal

Museu Artequin (Foto: plataformaurbana.cl)

Este está fora das dependências do Parque Quinta Normal. Também é interativo e foi inaugurado em 1992. Seu belo edifício foi construído em Paris em 1889. Por ser desmontável, ele viajou da França ao Chile. Através de reproduções de obras representativas da pintura ocidental, tem a intenção de que seus visitantes possam conhecer os aspectos mais importantes dos diversos movimentos artísticos.

As entradas custam $1000 para crianças e idosos e $1500 para adultos. Valores para janeiro de 2017. Aberto de terça à sexta, das 09h às 17h. E aos finais de semana, das 11h às 18h.

Museu da Memória e dos Direitos Humanos

Parque Quinta Normal

Museu da Memória e dos Direitos Humanos (Foto: expedia.com.br)

Também está fora da área do parque e é uma visita obrigatória. Por lá encontramos tudo o que se refere a um dos períodos mais negros da política mundial: o golpe militar liderado pelo general Augusto Pinochet. Todo o passo a passo do que aconteceu no dia 11 de setembro de 1973 foi filmado e está disponível no museu.

É possível assistir aos ataques das forças armadas chilenas e seus tanques abrindo fogo contra o Palacio de la Moneda, onde se encontrava o até então presidente Salvador Allende, morto naquele dia e naquele local.

O museu oferece ainda muitos materiais referente àquele período em que passou o Chile, como cartas oficiais e até uma mesa de tortura utilizada na ditadura de Pinochet.

A entrada é gratuita. O horário de funcionamento é de terça à domingo, das 10h às 18h. Em janeiro e fevereiro, aberto até às 20h.

Como chegar no Parque Quinta Normal

É fácil chegar ao parque. Basta utilizar o metrô e descer na estação Quinta Normal. A estação está ao lado da entrada do complexo. O parque está aberto ao público de terça à domingo, das 09h0o às 18h00. E fechado às segundas-feiras.

A dica é visitar o parque com algum tempo de sobra. Como pudemos acompanhar no artigo, além dos atrativos comuns a um espaço de área verde, o Parque Quinta Normal possui excelentes museus gratuitos para completar seus conhecimentos sobre o Chile.

  • CURTA AQUI NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK E RECEBA AS ATUALIZAÇÕES DIÁRIAS DO SITE

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *