Parque das Esculturas: uma galeria de arte a céu aberto

Uma combinação de arte e natureza. Assim podemos definir o famoso Parque das Esculturas, em Santiago. Localizado na comuna de Providencia, às margens do Rio Mapocho, o local tem uma história interessante.

No ano de 1982, uma grande enchente cobriu quase 70% da cidade de Santiago. O rio Mapocho transbordou, arrasando com a área de Pedro de Valdivia, em Providencia. No local onde hoje se encontra o parque, haviam vários jardins que foram levados pelas águas do rio. Depois da enchente, alguns moradores, artistas e governantes decidiram transformar o local em um museu. Mas não em um museu qualquer, e sim em um museu a céu aberto.

Parque das esculturas

Parque das esculturas (Foto: Carlos Fernandes)

O que ver no Parque das Esculturas

Hoje o local conta com mais de 30 esculturas de artistas consagrados. Muitas destas obras já ganharam prêmios internacionais. Além das esculturas, podemos encontrar árvores e flores de vários locais do mundo por lá.

Visitado tanto por turistas como por moradores da cidade, o parque está sempre lotado. Na verdade, há vários parques em Santiago e os santiaguinos costumam desfrutar de piqueniques e passeios com a família, além de praticar esportes nesses locais. Talvez o clima ajude, já que Santiago possui pouquíssimos dias de chuva e clima agradável a maioria do ano.

Parque das esculturas

Parque das esculturas (Foto: Carlos Fernandes)

O Parque das Esculturas ganhou ainda mais notoriedade depois que o concorrido Festival de Jazz de Providencia passou a acontecer por lá. O festival costuma contar com a presença de grandes nomes do estilo musical durante três dias do mês de janeiro.

Arte e música se misturam, fazendo do local um cenário perfeito para os olhos e para os ouvidos. E por falar em cenário, o horizonte a partir do parque nos mostra uma imensidão de prédios modernos, incluindo o Costanera Center, e a Cordilheira dos Andes mais ao fundo.

Parque das esculturas

Parque das esculturas (Foto: Carlos Fernandes)

Como chegar no Parque das Esculturas

O parque está localizado na Avenida Santa Maria, 2205, na comuna de Providencia. Você poderá caminhar facilmente de áreas como Manuel Montt, Pedro de Valdivia, Los Leones e Tobalaba.

Caso você esteja em uma área mais afastada, a forma mais fácil para se chegar ao parque é de metrô. Desça na estação da linha vermelha Pedro de Valdivia e caminhe pela Avenida Pedro de Valdivia no sentido do rio Mapocho.

Caso você esteja no Costanera Center, poderá facilmente caminhar até lá. Serão cerca de 20 minutos de uma gostosa caminhada. É só seguir o Mapocho e desfrutar das lindas paisagens pelo caminho.

O horário de funcionamento do Parque das Esculturas é das 10h às 19h e ele está aberto ao público durante todos os dias da semana.

  • CURTA AQUI NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK E RECEBA AS ATUALIZAÇÕES DIÁRIAS DO SITE

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *