Conheça o Palacio de La Moneda

O Palacio de la Moneda, ou simplesmente La Moneda, é a sede da Presidência da República do Chile. O local também abriga alguns ministérios e secretarias. Tal local é a única edificação de estilo neoclássico italiano puro existente na América. E nem é preciso afirmar que se trata de um dos pontos mais visitados pelos turistas em Santiago. Afinal, está muito bem localizado e com fácil acesso.

Projetado inicialmente para abrigar a Casa da Moeda, o Palacio de la Moneda teve sua construção datada entre 1786 e 1812, sendo inaugurado oficialmente no ano de 1805. Suas paredes são construídas com enormes pedras, chegando a ter mais de um metro de largura, para dar à construção a resistência necessária aos frequentes abalos sísmicos que ocorrem em Santiago.

E, curiosamente, é um dos poucos edifícios da época colonial que ainda permanece em pé na cidade. Porém, foi somente em 1845 que o palácio foi convertido em sede do governo e residência oficial de seus presidentes.

Palacio de la Moneda

Palacio de la Moneda (Foto: gob.cl)

Palacio de la Moneda e o golpe militar

Em 11 de setembro de 1973, data que ocorreu o golpe de estado no país, o então presidente Salvador Allende foi deposto e morto dentro do La Moneda. O edifício foi também duramente bombardeado por canhões do exército e aviões da força aérea, ficando parcialmente destruído. Depois de três horas de luta, o Palacio de La Moneda foi tomado pelo exército. E ali se iniciava a ditadura de Augusto Pinochet.

Com o fim da ditadura e o regresso da democracia em 1990, o edifício foi repintado em sua cor original: branco gelo. O Palacio La Moneda está localizado na Avenida Libertador Bernardo O’Higgins e se encontra cercado por duas praças: ao sul, pela Plaza de la Ciudadanía e, ao norte, pela Plaza de la Constitución, a qual contém estátuas de todos os presidentes chilenos, exceto a de Pinochet e com destaque acentuado para a estátua de Allende.

Palacio de la Moneda

Plaza de la Ciudadanía (Foto: Natalia Maimoni)

Guarda do Palacio de la Moneda

A guarda do palácio e seus arredores é realizada pelo exército chileno, que utiliza uniformes muito parecidos com os da Alemanha pré-nazista, um reflexo da influência alemã nas forças armadas chilenas. Essa mesma guarda oferece um espetáculo a parte chamado de Cambio de Guardia. Conheça mais sobre essa tradicional cerimônia no texto Troca da Guarda em Santiago.

Abaixo da Plaza de la Ciudadanía encontramos o Centro Cultural Palacio La Moneda, um centro de exposições que oferece vários panoramas culturais interessantes. E poucas pessoas sabem que é possível fazer uma visita guiada dentro do Palacio la Moneda. Saiba como através do artigo Visita ao Palacio de La Moneda.

Palacio de la Moneda

Plaza de la Constitución (Foto: en.wikipedia.org)

Como chegar ao Palacio de La Moneda

É muito simples chegar ao La Moneda. E, em casos de excursões guiadas, com certeza você visitará esse que é um dos mais importantes pontos turísticos da cidade de Santiago.

Com duas fachadas, uma para a rua Moneda e outra para a avenida Libertador Bernardo O’Higigns, o palácio está localizado no centro da capital chilena e muito próximo a locais famosos como a Plaza de Armas. Você poderá acessá-lo a pé ou de metrô, utilizando a linha vermelha e descendo na estação La Moneda.

  • CURTA AQUI NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK E RECEBA AS ATUALIZAÇÕES DIÁRIAS DO SITE

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *