O que levar na mala para o Atacama

O que levar na mala para o Atacama

Fazer as malas sempre é um processo complicado. Não importa se você é homem ou mulher. E quando a viagem é para um deserto as dúvidas do que levar podem deixar você de cabelo em pé. Especialmente se você pesquisou ou já leu nossos artigos sobre os itens necessários para cada tour e percebeu que eles incluem desde roupa de banho até casacos pesados.

A primeira coisa que você precisa ter em mente é a época que estará viajando. Verão ou inverno. Apesar dos desertos terem uma amplitude de temperatura muito grande em ambas estações, no inverno as temperaturas baixas serão muito menores (podendo chegar a -30 graus e até a nevar). E você deverá estar preparado para poder desfrutar dos seus passeios da melhor maneira possível.

Portanto, vamos dividir este guia em dois: verão e inverno. Assim poderemos te ajudar um pouco melhor.

Atacama no verão

Nossa viagem à San Pedro de Atacama foi feita no início de março com temperaturas ainda muito altas. Durante o dia o sol é forte e queima demais. A noite as temperaturas na cidade de San Pedro são mais amenas. Não chega a fazer frio, mas também não é quente. Sendo assim, você precisará de roupas apropriadas para temperaturas acima dos 30 graus e temperaturas beirando os 20 graus.

Porém você precisará sim levar roupas de inverno. Alguns lugares de interesse estão localizados em altitudes ainda muito mais altas e o frio será intenso. Esse é o caso do Salar de Tara, das Lagunas Altiplanicas e principalmente dos Geysers el Tatio. A temperatura dos Geysers, quando lá estivemos, estava em torno de -2 graus pela manhã. Com o passar das horas essa temperatura vai subindo. Passeios noturnos, como o Tour Astronômico, também requerem casacos ou agasalhos mesmo no verão.

Basicamente sua mala vai precisar de:

– Protetor solar

– Chapéu e óculos de sol

– Roupa de banho e toalhas para passeios como Laguna Cejar, Termas de Puritama e até mesmo aos Geysers.

– Roupas extremamente leves para os passeios durante o dia. O calor é grande. Mas lembrem-se que o clima seco do deserto não faz com que você transpire. Se você quiser pode optar por camisetas de manga comprida de tecido bem leve para poder se proteger do sol.

– Sapatos confortáveis e fechados bons para caminhadas e trekkings.

– Chinelo

– Uma jaqueta corta vento ou algo mais leve para levar aos passeios como Valle de la Luna (quado o sol se põe as temperaturas caem um pouco).

– Um casaco pesado de inverno para passeios feitos muito cedo como aos Geysers e Lagunas Altiplanicas.

– Luvas, meias quentes, gorro e cachecol.

– Uma mochila ou gymsack para poder levar as coisas nos passeios.

Atacama no inverno

No inverno as temperaturas chegam a ser um pouco mais amenas durante o dia, porém ainda será calor. A diferença de viajar no inverno para o Atacama é que você terá que dar uma caprichada maior nos itens de frio. As temperaturas nos Geysers, por exemplo, podem chegar a -30 graus e com possibilidade de nevar.

Então considere a mesma lista acima, porém adicione:

– Roupas térmicas ou segunda pele.

– Se você não tiver roupas térmicas, leve várias roupas de frio extra.

– Calça térmica para colocar por baixo da sua calça jeans em passeios como dos Geysers.

A grande sacada no deserto é se vestir como uma cebola. Em camadas. Assim, quando as temperaturas vão aumentando durante o passeio, você consegue ir se adaptando a elas sem passar tanto calor.

Leve em consideração também que as roupas, e especialmente os sapatos, sujam bastante depois dos passeios. Principalmente no Valle de La Luna onde caminhamos por dunas. Então leve roupas e sapatos que você não se importa de ficarem muito sujos. E até mesmo de descarta-las após a viagem.

Itens indispensáveis para qualquer estação

– Protetor solar

– Óculos de sol

– Hidratante

– Protetor labial ou hidratante labial (sim, seus lábios vão ressecar e se você não tomar cuidado podem rachar)

– Colírio

– Sorine ou algum outro remédio para o nariz. O ar extremamente seco lhe trará um certo desconforto para o nariz. Quando estivemos no Valle de la Luna a umidade estava na casa dos 7%.

– Remédio para dor de cabeça. Às vezes a altitude pode fazer com que você passe um pouco mal. Eles também indicam bastante o chá de coca para quem tem problemas com altitude. Mas isso é encontrado com facilidade por lá.

  • CURTA AQUI NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK E RECEBA AS ATUALIZAÇÕES DIÁRIAS DO SITE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *