O que fazer em caso de terremoto

Antes de sabermos o que fazer em caso de terremoto, temos que nos atentar que no Chile existem os temblores e os terremotos propriamente dito, conforme explicado no artigo Terremotos no Chile. Portanto, tenham em mente que o que pode parecer um terremoto enorme para nós brasileiros, para os chilenos poderá ser apenas um “temblor”, algo que não os incomoda.

Então sempre fique atento ao comportamento do chileno mais próximo para ter noção de como proceder caso a terra trema fortemente. Abaixo seguem algumas dicas:

O que fazer em caso de terremoto

o que fazer em caso de terremoto

Instruções em caso de terremoto (Fonte: g1.globo.com)

– Primeiramente mantenha a calma. Essa é a primeira atitude que devemos ter. Tenha em mente que os edifícios no Chile estão preparados para sismos de até 9 pontos na escala Richter. O pânico coletivo somente atrapalha nessas horas e um grande número de vítimas fatais estão relacionadas a problemas cardíacos.

– Vista sapatos fechados. No caso de precisar evacuar o prédio ou a casa onde você esteja, você precisará ter seus pés protegidos em caso de objetos caídos no chão. Por isso tenha sempre um par de sapatos próximos enquanto dorme.

– Proteja-se em baixo do batente da porta de entrada do apartamento ou da casa onde você se encontra durante um forte terremoto.

– Fique longe de janelas e portas de vidro, espelhos, lustres ou qualquer objeto que possa quebrar e te ferir.

– Se estiver em um edifício, não utilize o elevador durante ou depois de um terremoto.

– Se estiver na rua, se afaste da fiação elétrica, de edifícios altos de vidro ou qualquer construção. Procure uma área aberta onde nada possa cair em cima de você. Atentando-se ainda o fluxo de veículos para não ser atropelado, pois os carros continuarão a trafegar normalmente.

– Se estiver no litoral, fique atento ao toque de evacuação no caso de alerta de tsunami. Evite se manter próximos às praias. Em algum momento as ondas podem aumentar.

– Se você estiver morando no Chile, tenha sempre um kit de emergência guardado contendo lanterna, água, comida, primeiros socorros e medicamentos mais necessários. A dica é ter alimentos enlatados e água para 2 ou 3 dias. Saiba melhor sobre esse assunto no artigo Mochila ade emergência em caso de terremoto.

– Após um tremor, evite acender isqueiros ou fósforos e corte o gás no caso de haver vazamentos.

– Depois de terremotos fortes, existem as chamadas réplicas que podem ser tão fortes quanto. Então cuidado na hora de evacuar os prédios. Não se precipite e espere por instruções. Como dito anteriormente, visite nosso artigo Terremotos no Chile e se inteire mais sobre esse assunto extremamente importante para quem pretende vir ou já está no Chile.

Também conheça o artigo 16 orientações em caso de terremoto.

  • CURTA AQUI NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK E RECEBA AS ATUALIZAÇÕES DIÁRIAS DO SITE

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *