O que é RUT?

Para quem vai morar no Chile e dará a entrada no Visto Mercosul para viver legalmente no país, irá ouvir demais a respeito de um tal RUT. Mas afinal, o que é RUT?

Trata-se do documento mais importante para um chileno ou um residente no país. É a cédula de identidade local. Esse documento seria uma espécie de RG e CPF brasileiro juntos. Com o RUT em mãos, você está pronto para viver como um chileno.

Somente com o RUT você poderá solicitar a instalação de internet em seu nome, por exemplo. Poderá fazer compras online, ter conta em banco para, por consequência, ter um cartão de débito. Poderá solicitar senhas para a emissão de boletas (comprovante de ganhos no país e pagamento de taxa ao governo), ter um plano de saúde, obter um contrato de trabalho, alugar um apartamento, ser sócio em uma academia, enfim… O RUT é a sua vida no Chile.

O que é RUT e como é o RUT?

o que é rut

RUT ou RUN (Foto: Natalia Maimoni)

O RUT possui o tamanho de um cartão de crédito, que contém alguns dados pessoais, foto e seu número de inscrição. Esse número será o mesmo da sua Conta Bancária RUT, da senha de entrada na academia e tantas coisas mais. É com esse cartão que você será um residente legal no país dentro do prazo de validade de seu visto. O organismo que outorga o RUT é o Serviço de Registro Civil e Identificação.

Para tê-lo em mãos, você passará por alguma burocracia e um longo tempo de espera. Durante esse tempo, você estará no país sob um visto de turista que durará por 90 dias. Por isso, é extremamente importante dar a entrada rapidamente em seu visto de residente, normalmente o Visto Mercosul, para que o de turista não expire.

Para entender melhor como funciona a questão do visto no Chile conheça nosso artigo Visto de Residência do Mercosul.

A primeira utilidade do RUT, para nós estrangeiros, é abrir uma conta bancária. E o artigo Abrindo uma conta bancária no Chile te ajudará nas dúvidas.

  • CURTA AQUI NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK E RECEBA AS ATUALIZAÇÕES DIÁRIAS DO SITE

Você pode gostar...

9 Resultados

  1. Thamires disse:

    Olá! Eu pretendo ficar cerca de 2 meses no Chile no final do ano e acredito que abrir uma conta no país para depositar o dinheiro na mesma moeda seja a forma mais segura e viável de eu guardar meu dinheiro pelo período. Li que para tal, eu preciso de um RUT. Explicando essa situação ao consulado, é possível conseguir um RUT? Eu vou trabalhar por meio período em hostes (em troca de hospedagem) e farei passeios.

    • BRchile disse:

      Olá Thamires. Infelizmente não. O RUT é o documento máximo no Chile e todos devem seguir as regras do governo chileno. Seja você chileno(a) ou estrangeiro(a). Independente do seu trabalho e do seu visto, a retirada do RUT segue as regras para todos. Nós do BRchile esperamos 5 meses para receber o nosso, mesmo tendo sido contratado por uma multinacional ainda no Brasil.

  2. henry disse:

    Olá!
    – O RUT, é viável dar entrada no Brasil ou somente no Chile?
    – Sabe me informar sobre Professores de Educação Física-Licenciado no Chile? e quais procedimentos para a validação? e qual seu tempo de validade?

    Grato

  3. henry disse:

    Obrigado! O site tem ajudado muito! Deus abençoe.

  4. Luís Adriano disse:

    Olá! Quanto tempo demora a emissão do RUT??/ Posso tirar no consulado do Chile em minha região??? Qual a maneira mais rápida de obtenção?? O RUT tem válidade?? Precisa ser renovado???

    • BRchile disse:

      Olá Luís Adriano. O RUT leva cerca de 5 meses para ser emitido, conforme citamos no texto. O documento não tem relação com consulado. O processo só é feito com a Extranjería.

  5. Eduardo Cardoso disse:

    Olá, já lí muita coisa, mas ainda restam diversas dúvidas. Estou pensando em morar o Chile daqui uns 1 ou 2 anos. Tenho empresa aqui no Brasil de TI e como não dependo muito do local, gostaria de me mudar com a família para Santiago. Tem algum tópico que fale sobre como seria o começo da vida aí? tipo, preciso de internet e, lógico, uma casa (tenho a esposa, filho de 4 anos e 2 cachorros). Poderia chegar apenas com o passaporte e a grana e ir ajeitando tudo? é fácil achar uma casa para alugar não tendo o RUT? Contratar internet? Se puderem me dar uma ajuda com algum conteúdo ou me falar em poucos passos como seria, eu agradeceria muito, pois me ajudaria no planejamento. Obrigado.

    • BRchile disse:

      Olá Eduardo. Nada é feito sem o RUT. O Chile é um país mais sério. Chega a ser até quadrado na maioria das vezes. Nem mesmo internet você conseguirá sem o RUT. Até mesmo comprar uma entrada para um espetáculo necessita do RUT. Sendo bem direto, infelizmente você não encontrará a resposta que você gostaria de ouvir. Por isso, planejar bem é mesmo a ideia. Talvez você tentar sozinho antes de levar a família. Enfim… vou te passar 2 artigos que escrevi com margem em minha experiência morando no país.
      http://brchile.com/mercado-trabalho-chileno
      http://brchile.com/compensa-trocar-o-brasil-pelo-chile

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *