O que é propina no Chile?

O significado da palavra propina no Chile é diferente do qual estamos acostumados a ouvir em nosso país. No Brasil, propina está diretamente ligado ao ato ilícito do suborno. Ou seja, a prática de prometer, oferecer ou pagar a uma autoridade, governante, funcionário público ou profissional da iniciativa privada qualquer quantidade de dinheiro ou quaisquer outros favores para que a pessoa em questão deixe de se portar eticamente com seus deveres profissionais.

A palavra propina no Chile tem o significado de “gratificación pequeña con que se recompensa un servicio eventual”. Trata-se do simples ato de dar uma gorjeta para alguém que lhe prestou um serviço.

Onde pagamos a propina no Chile?

O que é propina no Chile?

Propina no Chile

Existem situações específicas para o pagamento da propina no Chile. Vamos conhecer os mais comuns:

Propina para o Garçom

Sempre que pagamos uma conta em um restaurante, por exemplo, eles cobram 10% de propina. Sua conta chegará com o valor sem a cobrança e com o valor com a cobrança. Tudo especificado na “boleta”, na conta. O garçom te questiona se você vai pagar com ou sem a propina. O bom senso sugere o pagamento da conta com a propina.

Propina para o Entregador

Quando um entregador leva comida à sua casa, ele espera receber a propina do cliente. Às vezes o valor, normalmente de 10%, já vem inclusa na conta. Outras vezes não e parte de você pagá-la. Os chilenos sempre pagam, pois faz parte da cultura local.

Propina no Hotel

É normal deixar uma gorjeta por dia para a camareira no Chile. Cerca de $300 a $1.000. Mas não esqueça de deixar um aviso para que não pensem que você esqueceu ou perdeu esse dinheiro. O mensageiro, pessoa que carregará sua mala até seu quarto na chegada, também costuma receber uma propina por seu serviço.

Propina em Supermercados

Os jovens empacotadores dos supermercados são aqueles que mais recebem a tal propina. Eles são estudantes e esse é o único rendimento que eles possuem. Ou seja, eles não recebem salário. Sendo assim, o cliente deverá pagar pelo empacotamento da compra. Em compras pequenas, cerca de $300 pesos. Em compras maiores, $500. Se o empacotador levar a compra até o carro do cliente, chega a receber até $1.000.

Na verdade não há um valor certo. Há a questão do bom senso e da cultura local. Muitas vezes é comum eles questionarem antes se o cliente deseja o trabalho deles.

O que é propina no Chile?

Propina sugerida na boleta – Fonte (24horas.cl)

Serviço no Chile

Vale ressaltar que o serviço no Chile não é dos melhores. E isso pode nos irritar no momento de pagar uma propina. Isso ocorre com a demora no atendimento em um restaurante, por exemplo.

A dica é aceitar a situação, já que faz parte da cultura do país, mais precisamente da capital Santiago. E colaborar com a propina no Chile faz parte do respeito para com o modo de vida do país onde estamos visitando.

  • CURTA AQUI NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK E RECEBA AS ATUALIZAÇÕES DIÁRIAS DO SITE

Você pode gostar...

2 Resultados

  1. marcelo disse:

    boa noite.
    parabéns pelo site. rico em detalhes. a respeito da propina no dia-a-dia chileno, num supermercado, por exemplo, ou no hotel, é algo obrigatório , segundo a tradição local, ou pode, digamos, permanecer, para um turista, como facultativo? enfim, é mesmo recomendável que se pague sempre(nessas duas ocasiões citadas), ou há como não aderir? obrigado
    p.s.:irei ao chile em fev/2018. vocês tem alguma publicação sobre valparaíso e vinha del mar?

    • BRchile disse:

      Olá Marcelo. Você pode não pagar. Não é obrigatório, mas é de extrema elegância também aos turistas dar a gorjeta. Todos os chilenos e expatriados pagam, pois sabemos que essa é a cultura do país. O que acontece bastante é os empacotadores perceberem que tem turista brasileiro passando uma compra em um supermercado e abdicarem do empacotamento. Justamente por saberem que os brasileiros não pagam a propina em troca do trabalho deles. Enfim, são culturas diferentes. Quanto as duas cidades citadas, sim, temos um artigo para cada uma delas. Dá uma conferida lá. Abraços.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *