O que é pastel de choclo?

Antes de entendermos o que seria um pastel de choclo, devemos saber que pastel, em espanhol, significa “torta” ou “bolo”. Portanto, fiquem atentos quando ouvirem tal palavra em algum restaurante, padaria ou supermercado no Chile. O que os chilenos conhecem como aquela massa frita e recheada é denominada de empanada. A empanada chilena é o que mais se assemelha ao nosso pastel.

Já sabemos, então, o significado de pastel. Agora temos que entender que a palavra choclo significa “milho”. Essa palavra é bem diferente do nosso idioma e fará parte da vida de todos que forem ao Chile. Afinal, os chilenos costumam usar o choclo em grande quantidade nas comidas.

Agora já sabemos que o Pastel de Choclo é um Bolo de Milho. Mas se engana quem pensou que trata-se de um bolo doce como aqueles servidos em festa junina. Esse bolo, com mais cara e formato de torta, é salgado, feito com o milho ralado ou moído formando uma pasta, que ainda leva um toque de manjericão.

Recheio de Pastel de Choclo

Essa torta é recheada. E o recheio é de carne. Essa carne é conhecida como pino, que seria a carne de vaca cozida, temperada com cebola e picada. Podemos encontrar no recheio uma certa quantia de frango também, ou pollo (Lê-se poio) em espanhol. O Pastel de Choclo é servido quente. Esse prato é clássico no país, mas é considerado de origem peruana. E podemos dizer que se assemelha muita ao famoso escondidinho brasileiro.

Basicamente, os ingredientes utilizados são: milho, cebola, carne moída, ovo, leite, azeitona, manteiga, colorante, sal, pimenta e frango.

Segundo uma pesquisa feita por um revista chilena de internet poucos anos atrás, o pastel de choclo foi eleito a comida caseira mais popular do Chile, com 21% de adesão dos entrevistados.

Gostou do pastel de choclo? Que tal conhecer também a humita?

  • CURTA AQUI NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK E RECEBA AS ATUALIZAÇÕES DIÁRIAS DO SITE

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *