O que é palta?

Vamos conhecer uma das maiores paixões da culinária chilena: a palta. A palta é item obrigatório na alimentação do povo local. Seja no café da manhã, no almoço ou no lanche. Mas afinal, o que é palta?

 

O que é palta?

Palta vendida em um supermercado (Foto: Natalia Maimoni)

Ela nada mais é que um abacate (ou avocado). Mas o que para nós brasileiros se trata de uma fruta, para os chilenos trata-se de uma verdura. Isso mesmo, uma verdura. Podemos encontrá-la fatiada ou em forma de creme nas refeições do povo local.

A palta é consumida no Chile em uma salada no almoço ou jantar, por exemplo, junto aos tomates, alface e azeite. Ou como um acompanhamento comum em um prato qualquer. No café da manhã não pode faltar tal iguaria para acompanhar a marraqueta, tradicional pão consumido no país. É usada, ainda, como um recheio em lanches ou em pizzas. E pasmem… até mesmo no sushi.

Lanches com palta

Vários lanches vendidos por grandes redes fast food como Mc Donald’s e Burger King possuem o recheio de creme de palta ao invés da maionese. E nas redes locais de fast food então, nem se fale. Não só os hambúrgueres, mas também os hot dogs vendidos no Chile são recheadíssimos com o creme da palta.

É preciso se atentar no momento de se fazer um pedido, caso o seu paladar não se adapte ou não esteja preparado para o consumo do abacate em lanches. Ou em qualquer outra situação. O creme feito com a palta reúne ingredientes como limão, cebola, maionese, ketchup, sal e pimenta.

O que é palta?

Lanches recheados com palta (Foto: Carlos Fernandes)

A palta é facilmente encontrada em mercearias, quitandas e supermercados do país. Também é possível encontrá-las a venda nas calçadas de Santiago a um custo muito baixo. Mas cuidado! Consumir a palta utilizando açúcar é sacrilégio para os chilenos. Palta se come com sal. E não se discute mais o assunto.

Gostou da palta chilena? Que tal conhecer então a Chorrillana?

  • CURTA AQUI NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK E RECEBA AS ATUALIZAÇÕES DIÁRIAS DO SITE

Você pode gostar...

2 Resultados

  1. Caio Albuquerque Lourenço disse:

    Estive no Chile, e posso dizer que faltou uma dica… Faltou comentar que se entre as opções do lanche tiver “italiano”, com certeza virá com palta. O “italiano” lá não tem a ver com o que os italianos comem tipicamente, mas em alusão à bandeira da itália, verde (palta), branca (queijo) e vermelho (tomate). Pode-se ver, inclusive, em uma das imagens do artigo um lanche “italiano”, com palta =)

    • BRchile disse:

      Olá Caio. Agradecemos o comentário. Esse lanche é um dos clássicos da lanchonete Pedro, Juan y Diego. Esperamos que tenha gostado do Chile. Grande abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *