O que é fuente de soda?

É muito comum vermos nas placas de alguns restaurantes e lanchonetes no Chile a inscrição “Fuente de Soda”. São vários destes estabelecimentos que recebem essa classificação. Já outros não a possui.

Mas afinal, do que se trata essa inscrição?

O que é fuente de soda?

Fuente de Soda (Foto: dominos.cl)

Significado de fuente de soda

Segundo consta, as fuentes de soda surgiram em Santiago nos anos 40 como precursora do fast food. Eram lugares onde se vendia hambúrgueres e sanduíches em geral, além de refrigerantes, milk shakes e sorvetes.

Na verdade, a nomenclatura “fuente de soda” refere-se à venda de bebidas gaseificadas. As fuentes de soda surgiram na Europa, mas foi nos Estados Unidos onde tiveram seu maior sucesso. E foi nesse padrão que os chilenos se inspiraram.

Vários países da América Latina ainda utilizam esse termo nos dias de hoje para descrever pequenos locais que oferecem comida, bebida e outros produtos de consumo. Geralmente com mesas para se sentar.

Fuentes de soda atual

O que é fuente de soda?

Dominó, um famoso Fuente de Soda no Chile (Foto: goplaceit.cl)

Atualmente, as fuentes de soda estão adaptadas às necessidades dos clientes, com investimentos para se concentrar em um púbico mais jovem, como estudantes e adultos de maior poder aquisitivo.

São encontradas, principalmente, em galerias comerciais e escolas, onde oferecem uma variedade de produtos que esse público gosta. Dentre eles estão os cachorros quentes, sanduíches, doces, bolos, refrigerantes, milk shakes, sorvetes e sucos, adaptando-se aos costumes de cada região.

Sinceramente, para nós brasileiros não há muita distinção se em um estabelecimento comercial consta a inscrição “fuente de soda” ou não. Mas a curiosidade se aguça a medida que verificamos essas palavras estampadas nesses locais.

Em resumo, fiquem tranquilos. O importante é encontrar o local que ofereça aquilo que você turista esteja procurando para comer ou beber naquele momento.

  • CURTA AQUI NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK E RECEBA AS ATUALIZAÇÕES DIÁRIAS DO SITE

Você pode gostar...

2 Resultados

  1. Simone Kover disse:

    Olá !!
    Em Santiago existe restaurante self service por kilo igual temos aqui no Brasil ?
    Eu não gostaria de passar 10 dias só comendo lanche……..

    Abraços
    Simone

    • BRchile disse:

      Olá Simone. Restaurante self service é uma especialidade do Brasil. O Chile, como outros países, possui comida comum em seus restaurantes através de seus pratos servidos, como arroz, feijão, carne, ovo, salada, macarrão, lasanha, pizza, etc. Você pode experimentar os pratos tradicionais chilenos também, afinal, a comida de um país também faz parte do turismo. No Chile há ainda muitos restaurantes peruanos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *