O que é Fonasa?

Fonasa é o Fundo Nacional de Saúde do Chile criado em 1979. É uma espécie de plano de saúde público muito utilizado pelos trabalhadores brasileiros que residem no país. É também a entidade financeira pública responsável pela coleta, gerenciamento e distribuição de fundos estatais destinados à saúde, de acordo com as políticas, planos e regulamentos para esses fins determinados pelo Ministério da Saúde chileno. O Fonasa possui mais de 13,5 milhões de assegurados.

Como filiar-se ao Fonasa

Filiar-se ao Fonasa é uma das principais preocupações que devemos ter assim que tivermos um contrato de trabalho, o visto Mercosul e o RUT em mãos. Para se filiar, depois de possuirmos todos os documentos necessários, devemos apenas fazer o download do formulário a ser preenchido e assinado pelo trabalhador e a empresa. Clique aqui para baixá-lo.

Levaremos esse documento original com nosso RUT e contrato de trabalho (esses dois últimos com original e cópia) a uma agência mais próxima para concluir o processo. Se você é trabalhador independente, também poderá se filiar ao Fonasa.

Como funciona o Fonasa

o que é fonasa

Agência Fonasa (Foto: www.fonasa.cl)

Quando possuirmos o Fonasa deveremos dispor de 7% do nosso salário mensal. Isso não significa que teremos consultas médicas com custo zero como acontece no Brasil. Pagaremos, na verdade, um valor bem menor para tais consultas e por possíveis exames.

Na verdade há quatro categorias de beneficiários: o Grupo A, que inclui as pessoas com menos recursos financeiros e pertencentes aos programas sociais do governo chileno. O Grupo B, que inclui pessoas cujo rendimento tributável mensal é igual ou inferior a $165.000 (2011). O Grupo C, que inclui pessoas cuja renda mensal tributável superior a $ 165.000 e inferior ou igual a $240.900.

Se uma pessoa dentro dessa faixa de renda tem mais de três dependentes vai para o Grupo B. Grupo D inclui pessoas cujo rendimento tributável mensal é superior a $240.900. Se uma pessoa dentro dessa faixa de renda tem mais de três dependentes, passa para o grupo C.

Para maiores informações, visite o site do Fonasa.

  • CURTA AQUI NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK E RECEBA AS ATUALIZAÇÕES DIÁRIAS DO SITE

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *