O que é cueca e cuecazo?

Muita calma nessa hora. Não podemos esquecer que a língua espanhola possui muitas palavras que se parecem com o português, mas que na verdade não tem o mesmo significado. E muitas vezes existem também palavras que são específicas de um país e que podem não ser utilizados em outros que falam a mesma língua. Isso posto, podemos agora entender o que significam “cueca” e “cuecazo” no Chile.

Cueca é um gênero musical típico dos países andinos. No Chile, é considerada oficialmente a dança nacional desde 6 de novembro de 1979. E no dia 17 de setembro é comemorado o “Día Nacional de la Cueca”. E o cuecazo é o baile ou a festa onde tocará apenas a cueca.

A cueca possui uma dança muito típica e muito respeitada pelo povo mais antigo do país principalmente. A dança representa a conquista e o desejo amoroso de um homem por uma mulher. Esse cortejo é feito sem muito contato físico, diga-se de passagem. Mas com muito flerte. Os dançarinos carregam um lenço na mão direita e se mexem em formas circulares, interrompidas por diversos floreados.

Cueca e Cuecazo

Cueca é uma dança típica no Chile (Foto: bibliotecaviva.cl)

Trajes para um cuecazo

Existem dois tipos de vestuário para os dançarinos: o rústico e o elegante. Para o traje rústico masculino teremos sandálias de tiras de couro, calças pretas dobradas até altura dos joelhos, camisa xadrez e chapéu de palha. Para as mulheres, uma roupa de chita bem colorida, com saia bem frondosa com tule e cabelos bem presos em tranças ou rabos de cavalo.

Já o traje elegante masculino conta com botas de montaria com grandes esporas, calças pretas, camisa branca, poncho e um chapéu preto. E para as mulheres, botas com esporas pequenas, saia reta longa de montaria, camisa branca, bolero combinando com o tom da saia e os cabelos bem presos em um coque tradicional baixo, além de chapéu preto.

Cueca e Cuecazo

Traje típico do cuecazo (Foto: radiopaula.cl)

Música e instrumentos

A música lembra um pouco uma mistura da música mexicana com a música caipira brasileira. Nos dias de hoje, as letras tratam de assuntos contemporâneos. Mas a tradicional cueca chilena costuma tratar de tópicos referentes a geografia e história do país, além de temas pitorescos e românticos.

Os instrumentos utilizados para uma tradicional cueca são: o violão comum e o “guitarrón chileno”, um violão de 25 cordas. A percussão fica por conta de pandeiros e do “tormento chileno”, uma espécie de mesa com canaletas. O acordeón, o bandolim chileno, baixo, bateria, teclado e harpa também são instrumentos encontrados nas canções.

Cueca e Cuecazo

Dançarinos de cueca (Foto: diarioviregion.cl)

A cueca chilena pode ser distinguida em nortina e chilota. A cueca nortina tem como principal diferença o fato de não ser cantada, ou seja, é somente instrumentada. Já na cueca chilota, a voz do cantor tem mais importância sobre os instrumentos.

Cueca e Cuecazo

Dançarinos de cueca (Foto: disenourbano.bligoo.cl)

Nas Fiestas Patrias, que ocorrem em setembro e onde se comemora a independência chilena, sendo a data mais aguardada por seu povo durante todo o ano, é o momento onde podemos apreciar os cuecazos. Fora dessa data específica é menos comum encontrarmos festas com a presença dessa música e dança típicas. Talvez mais para o interior do país.

Agora você já sabe. Se vier ao Chile não peça para comprar cuecas em uma loja, por exemplo. Aquela cueca mais tradicional (roupa íntima) por aqui é conhecido como “slip”. Ou “boxer”, caso seja aquela maior que também conhecemos por esse mesmo nome no Brasil. Se vier ao Chile compre sim CD`s de cueca e leve-os de recordação para os amigos.

  • CURTA AQUI NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK E RECEBA AS ATUALIZAÇÕES DIÁRIAS DO SITE

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *