5 motivos para conhecer o Chile

Motivos para conhecer o Chile não faltam. Sendo um dos países mais visitados da América do Sul, o Chile possui um território incomum. São cerca de 4.300 quilômetros de comprimento, o que concede ao país um clima extremamente variado, indo do deserto mais seco do mundo, o Atacama no norte, até as geleiras e nevascas do sul.

Motivos para conhecer o Chile

Com tanta cultura e paisagens diferenciadas, o Chile tem o poder de agradar todas as pessoas, independente de gostos e preferências. Em meio a isso, listamos 5 motivos para conhecer o Chile.

1 – Cordilheira dos Andes

5 motivos para conhecer o Chile

Cordilheira dos Andes vista do avião (Foto: Natalia Maimoni)

Um dos grandes motivos para conhecer o Chile não poderia ser outro: a linda e majestosa Cordilheira dos Andes. Formada há milhões de anos devido ao choque de duas grandes placas tectônicas, a placa de Nazca e a placa sul-americana, essa vasta cadeia de montanhas que se estende desde a Venezuela até a Patagônia possui aproximadamente 8 mil quilômetros de extensão. É a maior cadeia de montanhas do mundo (em comprimento), possuindo uma altitude média de 4.000 metros.

Seu ponto mais alto é o famoso monte Aconcágua, na Argentina, com 6.962 metros. Basicamente não há quem não se apaixone pela cordilheira. Até as pessoas com fobia de avião não resistem em olhar pela janela quando sobrevoamos o local vindo do Brasil. É na cordilheira também que as famosas estações de esqui chilenas se encontram. E é lá que muitos brasileiros tem o prazer de conhecer a tão sonhada neve. Sua presença imponente faz com que ela possa ser vista a partir de qualquer canto de Santiago.

2 – Deserto do Atacama

5 motivos para conhecer o Chile

Valle de la Luna, no Atacama (Foto: Natalia Maimoni)

Localizado na região norte do Chile, o Atacama é considerado o deserto mais alto e mais seco do mundo. O Valle de la Luna, um dos pontos turísticos mais visitados do local, possui uma umidade relativa do ar de apenas 7%. E com temperaturas médias que variam do 0 grau a noite até os 40 graus durante o dia, o local engloba paisagens magníficas.

Sempre cheio de turistas, é de senso comum que o local tem uma energia muito positiva. Segundo alguns especialistas, essa energia é devido a grande quantidade de quartzo e de cobre encontrados no local. Verdade ou mito, o Atacama é sem dúvida um local a ser visitado em algum período da vida. Confira o nosso Especial Atacama e conheça tudo o que engloba esse lugar.

3 – Patagônia Chilena

5 motivos para conhecer o Chile

Torres del Paine (Foto: sindramas.com)

Exótica, remota, extensa, de beleza infinita e selvagem. Esses são os adjetivos normalmente dados a região sul do Chile. E temos que concordar com todos eles. A região tem cerca de 240.000 km2, o que equivale a região do Reino Unido, por exemplo. Seus atrativos vão desde parques nacionais até as geleiras e pinguins. Um de seus cartões postais, o Parque Nacional Torres del Paine passou a ser considerada a oitava maravilha do mundo natural.

4 – Vulcões

5 motivos para conhecer o Chile

Vulcão Colorado (Foto: Natalia Maimoni)

Uma estrutura geológica criada quando o magma, gases e partículas quentes como as cinzas, escapam para a superfície. Essa é a definição de um vulcão. Para nós brasileiros algo tão desconhecido como a neve. No entanto, no Chile é algo tão comum como uma empanada. De acordo com a equipe de geologia da Universidad de Chile, o país contém cerca de 2 mil vulcões em seu território.

Dois deles, o Villarica e o Llaima, são os mais ativos da América do Sul. É possível estar bem próximos de vários deles quando visitamos o Atacama. Para mais informações, conheça o artigo Vulcões no Chile. Com certeza um dos grandes motivos para conhecer o Chile.

5 – Oceano Pacífico

5 motivos para conhecer o Chile

Costa do Chile (Foto: Carlos Fernandes)

Sendo a maior massa marítima da Terra, o Oceano Pacífico está situado entre a Antártida, a América, a Ásia e a Austrália. Com cerca de 180 milhões de km², o Pacífico cobre cerca de um terço da superfície do planeta. O Chile, em toda sua extensão, é banhado pelas águas desse oceano. E é no norte do país onde você encontrará praias de águas cálidas, as quais acabam com o mito a respeito das águas geladas do Pacífico na costa chilena.

Na verdade, o Chile oferece muito mais em termos de diversidade. Mas seja pelas geleiras da Patagônia, pelo deserto do Atacama, pelos vulcões, pela cordilheira ou pelo Pacífico, visitar esse país andino tão próximo do Brasil será, com certeza, uma aventura incrível.

  • CURTA AQUI NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK E RECEBA AS ATUALIZAÇÕES DIÁRIAS DO SITE

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *