O que é Mote con Huesillos?

mote con huesillos

Mote con Huesillos (Foto: www.radiobuenanueva.cl)

Mote con Huesillos é uma tradicional bebida chilena que possui um aspecto não muito agradável. Trata-se de uma bebida não alcoólica que agrega suco de pêssego com grãos de trigo.

Esse líquido é produzido com pêssegos secos (huesillos) cozidos em açúcar, água e canela e, em seguida, misturado com o trigo descascado cozido e fresco (mote).

Como é feito o Mote con Huesillos?

Basicamente, os huesillos são lavados e banhados antes da sua preparação, a fim de reidratá-los. Uma vez hidratado, eles são cozidos durante trinta minutos ou mais em uma mistura de açúcar e água, opcionalmente com alguns paus de canela natural.

Para dar a bebida a sua tonalidade mel, o açúcar é aquecido em uma panela a fim de caramelizá-lo e trazê-lo para uma cor laranja. Enquanto os huesillos são cozidos, o mote (trigo descascado) é cozido em água até ficar macio. Após esse processo, o trigo passa por uma secagem e é misturado a bebida.

Como consumir o Mote con Huesillos

Esta combinação é servida gelada em um copo alto com uma colher de sobremesa para que possamos comer os grãos que ficam no fundo do copo. Em algumas situações ainda é servido com um pêssego inteiro dentro desse copo.

Mote con huesillos

Trigo mote vendido no supermercado (Foto: Natalia Maimoni)

Esta bebida é muito popular durante os meses de verão no Chile e é vendida por ambulantes em seus carrinhos espalhados pelas ruas. Também podemos encontrar essa iguaria nas geladeiras dos supermercados.

E então? Gostou do Mote con Huesillos? Que tal conhecer também a empanada chilena, a chorrillana e a palta?

 

 

 

  • CURTA AQUI NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK E RECEBA AS ATUALIZAÇÕES DIÁRIAS DO SITE

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *