Melhor época para se visitar o Atacama

Melhor época para se visitar o Atacama

Não há de fato uma melhor época para se visitar o Atacama. Há cerca de 300 dias de sol no ano e em qualquer momento você vai se deparar com lindas paisagens. Talvez o que poderá influenciar muito na sua decisão serão as estações do ano.

Porém, por ser o deserto mais árido do mundo, há uma falsa impressão de que não faz frio e de que nunca chove por lá. Mas há sim períodos de chuvas no Atacama, mesmo que pouco. E as temperaturas no inverno podem ser baixíssimas nos pontos mais turísticos devido a altitude.

Atacama no verão (dezembro, janeiro, fevereiro e início de março)

É a época quando você poderá se deparar com a chuva no Atacama, devido a um fenômeno conhecido como Inverno Andino ou Inverno Altiplânico. É também a época onde poderemos encontrar o céu nublado. Se sua intenção é fazer o Tour Astronômico, isso pode ser um risco.

No verão, as temperaturas durante o dia na cidade de San Pedro de Atacama podem ser bem altas, com cerca de 30 graus. Porém, as noites são bem amenas e ficam em torno dos 16 graus.

Nos passeios como ao Valle de la Luna, por exemplo, você poderá encontrar temperaturas de 40 graus facilmente. Já para passeios como aos Geysers del Tatio, as temperaturas serão baixas, em torno de 0 grau.

A equipe BRchile realizou sua visita ao Atacama no início de março e encontramos apenas dias e noites de céu aberto. Mas foi possível avistar, durante o Tour Astronômico, clarões por entre as cordilheiras provenientes de uma tormenta elétrica vinda da Bolívia.

É nessa época também que o número de turistas é muito grande, principalmente de europeus. Mais precisamente entre os meses de janeiro e fevereiro.

Atacama no outono (março, abril e maio)

Uma das melhores épocas para se visitar o deserto. As temperaturas durante o dia são mais amenas e há menos amplitude térmica. O céu costuma ser bem limpo.

Atacama no inverno (junho, julho e agosto)

Durante o dia você vai encontrar temperaturas agradáveis, com cerca de 20 graus. Porém, as noites podem ser bem frias. A média em San Pedro de Atacama fica em torno de 4 graus. Já em passeios como para os Geysers você poderá se deparar com temperaturas de -20 graus.

Há também a possibilidade de nevar no deserto. E, algumas vezes, determinadas estradas podem até se fechar devido a neve.

Atacama na primavera (setembro, outubro e novembro)

Assim como no outono, vamos nos deparar com temperaturas mais amenas, menor amplitude térmica e céu limpo.

 

Fonte: www.sanpedroatacama.com

Considerações finais

Ao escolher quando será sua viagem, leve em consideração que verão e inverno são considerados alta temporada no Atacama e os preços podem ser mais altos.

Sendo assim, podemos dizer que visitar o Atacama na primavera e no outono pode ser um pouco mais agradável devido as temperaturas mais amenas, uma quantidade menor de turistas pela cidade e preços um pouco mais atrativos.

Como dito anteriormente, nossa viagem foi feita no início de março e consideramos uma ótima época, apesar do sol forte.

E lembre-se que o Tour Astronômico não é feito na semana de lua cheia. Então tente programar sua viagem para as outras fases da lua.

  • CURTA AQUI NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK E RECEBA AS ATUALIZAÇÕES DIÁRIAS DO SITE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *