Melhor época para ir ao Chile

Uma longa e espremida faixa ao lado oeste da Cordilheira dos Andes, que se estende por 4.630km de norte a sul, abrangendo uma notável variedade de paisagens e de climas. Esse é o Chile, país que possui pelo menos sete dos principais subtipos climáticos, variando de deserto no norte (Atacama), mediterrânico no centro (Santiago) e oceânico ao sul (Patagônia).

Fica quase impossível afirmar uma melhor época para ir ao Chile. Talvez a melhor forma de desfrutá-lo seja visitando-o mais de uma vez, aproveitando o melhor de cada estação.

Melhor época para ir ao Chile: Santiago

A capital chilena possui um clima mediterrânico. Isso significa que as poucas chuvas que atingem a região acontecem no inverno. Sendo assim, o verão em Santiago é muito seco, especialmente para grande parte dos brasileiros que estão acostumados com uma certa umidade do ar. A cidade chega a não ter chuvas por quatro ou cinco meses com umidade diária na casa dos 22%.

Já o inverno é gelado devido a neve na Cordilheira, que faz com que os hotéis e as passagens para o Chile fique bem mais caros. O país é o quarto mais visitados por turistas brasileiros.

Vejamos agora as melhores épocas para se conhecer Santiago:

Janeiro/Fevereiro/Março – O verão é seco com a maioria dos dias ensolarados. O clima seco faz com que você não transpire tanto, apesar das altas temperaturas que podem chegar a 34°C. Você poderá desfrutar das cidades costeiras como Viña del Mar e Valparaiso e talvez consiga até entrar nas águas geladas do Oceano Pacífico. Não há neve na Cordilheira.

Abril/Maio/Junho – O outono também é seco, porém, com possibilidades maiores de chuva, apesar de serem poucas. As temperaturas são mais amenas se comparadas ao verão, com um média de 22°C. Abril e maio não te oferecerão neve. No entanto, dependendo do ano e das chuvas, junho já poderá ter neve nas estações de ski.

Julho/Agosto/Setembro – O inverno na capital chilena tem temperaturas médias em torno de 8°C, podendo atingir 0°C pela madrugada. Por ser um frio seco a sensação térmica deixa o clima mais tranquilo se compararmos ao inverno europeu, por exemplo. Mas, para os brasileiros, o inverno santiaguino pode ser realmente gelado. Há muita neve nas estações de ski. E maior probabilidade de chuvas. Por ser alta temporada, os preços em geral serão bem mais salgados que no verão.

Outubro/Novembro /Dezembro – A primavera pode ser um pouco fria aos brasileiros. As temperaturas tendem a ficar em torno de 19°. As noites são mais frias. Normalmente não há mais neve nas estações de ski.

Melhor época para ir ao Chile

Santiago no inverno (Foto: Natalia Maimoni)

Melhor época para ir ao Chile: Atacama

Não há uma melhor época para se visitar o Atacama. São cerca de 300 dias de sol no ano e a qualquer momento você vai se deparar com lindas paisagens. Talvez o que poderá influenciar muito na sua decisão serão as estações do ano.

Conheça o nosso Especial Atacama e saiba tudo o que envolve esse pedaço do paraíso na América do Sul.
E visite nosso artigo Melhor época para se visitar o Atacama para entender as diferenças em relação ao verão e inverno.

Melhor época para ir ao Chile

Valle de la Luna, Atacama (Foto: Natalia Maimoni)

Melhor época para ir ao Chile: Patagônia

Com um clima super instável, a região tem que ser muito bem estudada antes de uma visita. Os chilenos brincam que há duas estações por lá, a de sol e vento e a de frio e neve.

Janeiro/Fevereiro/Março – Os dias são longos e as temperaturas mais amenas. Porém, há muito vento, fazendo com que a sensação térmica seja bem mais baixa. O sol nasce em torno das 04h00 e se põe em torno das 23h00, o que significa bastante tempo para que o turista desfrute de suas belezas. O verão na Patagônia também significa alta temporada e preços altos.

Abril/Maio/Junho – Ótima época para aproveitar as cores do outono nos parques da região. É dito que essa época possui o pôr do sol mais bonito do ano. Porém, é a época onde ocorrem chuvas mais frequentes na região.

Julho/Agosto/Setembro – Com dias curtos e uma paisagem toda branca, a quantidade de turistas cai drasticamente. No auge do inverno os parques fecham, assim como alguns hotéis e restaurantes. Com isso nem todos os passeios estarão disponíveis. Quase não há mais chuva, somente nevascas.

Outubro/Novembro/Dezembro – Com o fim do inverno, as cores da primavera tomam conta da paisagem. Os parques e hotéis reabrem e os campos voltam a ser verdes.

Melhor época para ir ao Chile

Torres del Paine, Patagônia (Foto: sindramas.com)

Conheça todos os nossos artigos referentes a turismo no Chile clicando aqui e adquira mais informações sobre a melhor época para se visitar o país. E conheça nosso artigo O que levar na mala para o Chile, com dicas especiais sobre as melhores roupas para cada estação do ano.

  • CURTA AQUI NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK E RECEBA AS ATUALIZAÇÕES DIÁRIAS DO SITE

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *