Lagunas Altiplanicas, Laguna Chaxa, Socaire e Toconao

Lagunas Altiplanicas

Outro passeio muito procurado pelos turistas que desejam conhecer o deserto do Atacama é o Tour Lagunas Altiplanicas. Localizadas dentro da “Reserva Nacional Los Flamencos” e a cerca de 120 km de San Pedro de Atacama, as Lagunas Miscanti e Miñique são conhecidas como as Lagunas Altiplanicas. Elas estão a cerca de 4.200 metros de altitude no meio da Cordilheira dos Andes e cercadas pelos vulcões com os mesmos nomes.

O passeio até as Lagunas começa ao amanhecer por volta das 06:30. Temos, então, a oportunidade de observarmos o lindo amanhecer na Cordilheira dos Andes e o Vulcão Lascar, um vulcão ativo localizado no Deserto do Atacama com 5.592 m de altitude. Sua última erupção aconteceu em 18 de abril de 2006 e há uma permanente fumaça ou “fumarola”, como dizem os locais, sendo emitida constantemente de sua cratera.

Lagunas Altiplanicas

Vulcão Lascar e sua fumaça (Foto: Natalia Maimoni)

Lagunas Altiplanicas

Cerca de 1 hora e 30 minutos depois chegamos até as Lagunas Altiplanicas. A primeira parada é no estacionamento, onde temos que comprar ingressos no valor de $3.000 (valores para março de 2016) para entrarmos no parque. O frio ali pode ser intenso devido a altitude. No inverno as temperaturas podem ser bem baixas. Então lembrem-se de levar um casaco mais pesado ou vestir-se em camadas. Assim que o sol nasce as temperaturas sobem.

Após comprarmos os ingressos fomos diretamente para a segunda laguna da reserva, a Laguna Miñique. Ela é menor que a primeira das lagunas, a Laguna Miscanti, possuindo cerca de 1.5 km quadrados de águas turquesas. Ali, com uma belíssima paisagem ao fundo, desfrutamos de um servido café da manhã oferecido pela agência. Lá também possui um banheiro para os turistas.

Lagunas Altiplanicas

Laguna Miñique aos pés do vulcão Miñique (Foto: Natalia Maimoni)

Dali voltamos para conhecer a Laguna Miscanti. Com cerca de 13km quadrados, a Laguna Miscanti é magnífica. Ali conseguimos até observar um grupo grande de vicuñas (animais silvestres da região) se banhando. Todo seu entorno é belo. A junção da laguna, dos vulcões, da fauna e da flora com o céu azul deixa o local apropriado para amadores criarem lindas fotos.

Lagunas Altiplanicas

Lagunas Altiplanicas (Foto: Natalia Maimoni)

Socaire

Partimos das Lagunas Altiplanicas com destino a Socaire, um povoado com cerca de 800 habitantes localizado a 3.500 metros de altitude. Trata-se do último povoado chileno na rota CH-23 com destino a Argentina. Socaire é conhecida por estar montada em uma ladeira com vista para o Salar de Atacama e por suas casas sem janelas. Seu maior atrativo turístico é a antiga igreja datada do período Colonial.

Lagunas Altiplanicas

Igreja de Socaire (Foto: Natalia Maimoni)

Laguna Chaxa

Após uma rápida parada em Socaire seguimos viagem até a Laguna Chaxa. A Laguna Chaxa, que também é parte da “Reserva Nacional Los Flamencos”, está localizada dentro do Salar de Atacama, a maior reserva salina do Chile. Está situada a 2.300 metros de altitude e possui um piso extremamente irregular de crostas de sal. Ela possui vários espelhos de água onde você poderá observar uma grande comunidade de flamingos e outros animais da região.

Ali o calor já é intenso. Soma-se ainda o excesso de sal para ajudar a queimar nossa pele. Então você necessitará de um bom protetor solar, chapéu e óculos escuros. Após comprarmos o ingresso no valor de $2.500 pesos (valores para março de 2016) tivemos uma breve aula sobre os tipos de animais encontrados na região, como a raposa culpeo, o ratinho tuco-tuco e os flamingos. Há 3 espécies de flamingos que podem ser avistados nessa área: o flamingo chileno, o flamingo andino e o flamingo James. A Laguna Chaxa se encontra no coração do Salar de Atacama e, devido a grande concentração de lítio, potássio e iodo, o odor no local é bem forte.

Depois da explicação sobre a fauna e flora do local, você poderá caminhar entre o Salar de Atacama para observar os animais. Obviamente que os flamingos são as estrelas do passeio. Difícil é fotografar um flamingo com a cabeça fora da água, já que eles passam 90% do tempo comendo.

Lagunas Altiplanicas

Flamingos na Laguna Chaxa. Ao fundo o vulcão Licancabur (Foto: Natalia Maimoni)

Povoado de Toconao

Após a Laguna Chaxa partimos para a nossa última parada: o povoado de Toconao. Toconao é uma vila a cerca de 38 km de San Pedro de Atacama e possui uma população de mais ou menos 750 pessoas. A vila é um oásis no meio do deserto que, graças a pureza da sua água, permite o cultivo de várias frutas.

Devido ao cultivo de terras agrícolas irrigadas por rios de menor fluxo das montanhas, seus frutos contém uma grande quantidade de vitamina C. Seu maior atrativo turístico é a praça central onde encontramos a igreja de San Lucas. Por lá também encontramos cactos gigantes onde os turísticas aproveitam para tirar algumas fotos.

Dicas importantes

– Como todos os passeios que se iniciam logo pela manhã, o frio poderá ser grande antes do nascer do sol. Lembre-se de vestir-se em camadas e levar um casaco de inverno. Visite nosso artigo O que levar na mala para o Atacama.

– Quando o sol nasce a temperatura sobe. Então lembrem-se de levar protetor solar, óculos de sol e chapéu.

– Devido a altitude das Lagunas Altiplanicas é indicado não correr nem caminhar muito rápido. Algumas pessoas podem sentir dor de cabeça, tonturas e mal estar. O chá de coca é muito indicado para esses sintomas.

– Tirando Toconao e Socaire, você não encontrará locais para comprar água ou comida. Portanto lembrem-se de levá-los na mochila.

  • CURTA AQUI NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK E RECEBA AS ATUALIZAÇÕES DIÁRIAS DO SITE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *