O que é empanada?

A empanada está para o chileno assim como o pastel está para o brasileiro. É sem dúvida alguma o item gastronômico encontrado no Chile mais gostoso e mais apreciado por nós brasileiros. Resistir a uma empanada quentinha e caprichada é algo praticamente impossível. Os próprios chilenos nunca se cansam de apreciá-las e se orgulham demais por sua fama.

Empanadas de pino

Empanadas de pino (Foto: recetas.thermomix.cl)

A empanada chilena consiste em uma preparação de massa com farinha, recheada de várias maneiras e que podem ser servidas frita ou assada. Há vários formatos e tamanhos para essa delícia. Algumas delas possuem o formato de meia lua, outras um formato mais quadrado e tem também a de formato mais comprido. Tudo depende do local onde é vendida. E cada sabor possui um formato mais específico a fim de diferenciá-las. Podemos encontrar desde as mini empanadas congeladas vendidas nos supermercados até as empanadas de 1kg vendidas no povoado de Pomaire. Inclusive se encontra no Guinness como a maior empanada feita no mundo. Se você quiser recheá-las a sua maneira, encontraremos massas prontas nas geladeiras dos supermercados. Lembrando que essa merenda é comum aos países hispânicos, não só por aqui. Afinal, a empanada é secular e de nacionalidade espanhola.

As empanadas chilenas possuem diversos sabores e combinações. A mais tradicional é a empanada de pino. Pino é um recheio que conta com uma mistura de carne de vaca moída e guisada e ovo cozido em pedaços. Outras opções muito consumidas são as empanadas apenas recheadas com queijo e presunto, a napolitana, apenas de queijo e de milho e a de queijo e frango, por exemplo. Ainda temos as empanadas de camarão e até de mariscos.

As azeitonas pretas chilenas são conhecidas mundialmente por serem grandes e deliciosas. Muitas dessas empanadas levam essas populares azeitonas em seu recheio. É comum encontrarmos também recheios apenas de queijo e azeitona. As empanadas mais simples são recheadas apenas com queijo. E são tão boas quanto. Afinal, os queijos encontrados no Chile são muito bons e fogem da tradicional mussarela. Encontramos o queijo chanco, o mantecoso e empanadas de queijo de cabra, por exemplo.

Empanada

Empanadas (Foto: Natalia Maimoni)

Onde encontrar empandas em Santiago

Para provar uma dessas empanadas no Chile não é preciso procurar muito. Seja qual for a cidade em que você estiver, encontrar essa delícia será muito fácil. Em Santiago há locais específicos que vendem apenas empanadas. É só ficar atento ao comércio local. Há também a rede de padarias Castaño que oferecem suas tradicionais empanadas. Mas, particularmente, não nos agrada por ser algo feito em larga escala. Sendo assim, não são saborosas, além de serem gordurosas.

Existe até um concurso onde os especialistas elegem anualmente as melhores empanadas da cidade de Santiago. O último realizado foi em setembro de 2015 e as vencedoras podem ser encontradas através desse link. Dos nove estabelecimentos citados como vencedores, cinco estão na região de Providencia, bairro onde grande parte dos turistas se hospedam e aproveitam para passear. Portanto, aproveite sua estadia em Santiago para provar algumas empanadas campeãs em qualidade.

Gostou da empanada chilena? Que tal conhecer também o que é o pastel de choclo?

  • CURTA AQUI NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK E RECEBA AS ATUALIZAÇÕES DIÁRIAS DO SITE

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *