Conheça a beleza exuberante do Embalse El Yeso

Um dos locais mais encantadores e belos que se encontram muito próximos da cidade de Santiago é o Embalse El Yeso. A enorme maioria dos turistas brasileiros que visitam a capital chilena não tem o conhecimento da existência desse paraíso “escondido” nos Andes.

O motivo é simples: tal lugar é pouco divulgado por agências e sites de turismo que tem como prioridade trazer o público brasileiro à Santiago. Afinal, para visitar o Embalse e os atrativos que envolvem essa região, necessitamos de um dia completo.

Embalse el Yeso

Embalse el Yeso (Foto: Natalia Maimoni)

Embalse El Yeso

O Embalse El Yeso está localizado no meio da Cordilheira dos Andes, mais precisamente em uma região chamada Cajón del Maipo. Cajón é um canion andino onde encontramos o famoso Rio Maipo. Por todo Cajón encontraremos paisagens de tirar o fôlego, estradas extremamente estreitas margeadas por penhascos e muitas opções de esportes como trekking, rafting, kaiak, mountain bike entre outros.

Ideal para amantes da natureza e de esportes radicais. E para turistas que não querem ficar apenas na zona urbana conhecendo os atrativos básicos do país.

Durante o inverno é preciso ter um pouco de cuidado ao trafegar pela região e chegar ao Embalse, pois a neve no local pode deixar o terreno escorregadio e perigoso.

Embalse el Yeso

Embalse el Yeso (Foto: Natalia Maimoni)

O que é o Embalse El Yeso?

O Embalse é uma represa de água turquesa que está a 2.500 metros de altitude. Essa represa levou cerca de 10 anos para ser construída com a intenção de abastecer com água potável os habitantes da região metropolitana de Santiago. Ainda é possível encontrar pelo caminho que nos leva a tal ponto as moradias antigas das equipes que trabalharam para que esse local fosse construído com sucesso e finalizado no ano de 1964. Com o tempo, o Embalse tornou-se também uma das mais belas atrações turísticas do Chile.

Mesmo no início do verão é possível ainda ver a neve nas montanhas que cercam o local. Estar no Embalse El Yeso é um mix de sensações, como euforia e medo. Margeando a represa para seguir em frente com o passeio, apenas uma estreita estrada para um único carro. Ao lado, nenhuma proteção, só as águas turquesas.

Depois que o Embalse vai terminando, começa uma imensidão desértica, onde o motocross é praticado pelos chilenos. É possível encontrar paisagens parecidas com as que encontramos no Deserto do Atacama.

Embalse el Yeso

Embalse el Yeso (Foto: Natalia Maimoni)

Muito além do Embalse

Muitas paisagens espetaculares ainda se escondem mais a frente nesse passeio. As excursões costumam seguir em frente e parar no “meio do nada” para os turistas tirarem algumas fotos. Algo como estar a quase 3.000 metros de altitude cercado pelos Andes, com montanhas absurdamente altas que nos fazem sentir uma formiga no meio de toda aquela imensidão. Pela altitude, a vegetação rasteira é a única existente no local.

A equipe BRchile fez esse passeio no mês de novembro e ainda não era possível seguir muito mais adiante, mesmo que já estivéssemos ido bem distante do Embalse. O motivo ainda era a existência de neve. Mas, até onde pudemos ir, já podíamos avistar o monte que divide o Chile da Argentina. Mas no verão todo o caminho está liberado.

Embalse el Yeso

Embalse el Yeso no inverno (Foto: www.pantagruelsupongo.com)

Como visitar o Embalse El Yeso

Para visitar o Embalse El Yeso indicamos contratar uma excursão, pois os motoristas já estão acostumados com a estrada perigosa que nos leva até lá. Mas a opção de alugar um carro também existe e muitos brasileiros até fazem isso. Caso a escolha seja essa, todo cuidado é pouco para que o passeio seja um sucesso e sem surpresas.

Muito cuidado principalmente no inverno, até porque a estrada poderá estar fechada devido a nevascas. E na primavera e verão escolham um dia tradicional da estação, com muito sol e céu azul para que as fotos fiquem belíssimas.

  • CURTA AQUI NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK E RECEBA AS ATUALIZAÇÕES DIÁRIAS DO SITE

Você pode gostar...

6 Resultados

  1. Gustavo disse:

    Queria saber se vocês poderiam indicar ou passar contatos de empresas de turismo que realizem esse passeio, pois tenho bastante interesse.

    abraço

    • BRchile disse:

      Olá Gustavo. Nós fizemos com o Jorge Excursiones. Um senhor muito simpático e que cobrava um preço justo. Site: http://www.jorgeexcursiones.cl

      • Frederico disse:

        Sabe qual a diferença daqueles passeios tradicionais de Cajón del Maipo e Emabalse el Yeso com este passeio do Jorge Excursiones Embalse El Yeso y Termas del Plomo? Vale a pena conhecer o Termas del Plomo?

        • BRchile disse:

          Olá Frederico. Cajón del Maipo seria uma espécie de região que engloba vários locais. Sendo assim, ou você vai só para o Embalse ou você faz dois passeios em um: Embalse + Termas. Se você tiver tempo de sobra no roteiro, pode ser uma boa dar uma esticada até lá.

  2. Thais Broza disse:

    Gostaria de saber se em Setembro esse passeio pode ser feito, pois será nessa época que estarei em santiago. Obrigada.

    • BRchile disse:

      Olá Thais. Depende muito da quantidade de neve que estará na estrada. Como esse inverno está nevando bastante, é bem provável que o caminho esteja fechado. É preciso entrar em contato com agências quando chegar a época.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *