Cerro San Cristóbal

O Cerro San Cristóbal, uma das paradas obrigatórias aos turistas que visitam Santiago, é o segundo cerro mais alto da cidade. E é tão turístico quanto o Cerro Santa Lucía. O Cerro San Cristóbal se encontra entre as comunas de Providencia e Recoleta e tem aos seus pés o famoso bairro de Bellavista. Com cerca de 280 metros de altura, é um ótimo local para se observar a cidade de Santiago por cima. Seu nome é em homenagem a San Cristóbal de Licia, patrono dos viajantes.

San Cristobal

Cerro San Cristóbal (Foto: http://www.parquemet.cl)

Parque Metropolitano de Santiago

Considerado o pulmão verde de Santiago, o Cerro San Cristóbal é, na verdade, parte de um conjunto de montanhas que juntas formam o Parque Metropolitano de Santiago, o maior parque urbano do Chile e da América Latina, e o quarto maior do mundo, com cerca de 722 hectares.

Quando a insistente poluição do ar permite, podemos ter uma vista incrível da capital chilena desde seu ponto mais alto, o Cumbre. Para quem ainda não sabe, Santiago é uma das cidades mais poluídas da América Latina, e possui quase que uma permanente nuvem de poeira no ar, chamada smog.

Smog Santiago

A contaminação do ar em Santiago atrapalha a linda vista da Cordilheira dos Andes (Foto: Natalia Maimoni)

Como chegar ao Cerro San Cristóbal

O cerro está sempre movimentado, seja por turistas ou por moradores de Santiago que costumam subi-lo de bicicleta para desfrutar de um mote con huesillos com uma vista privilegiada.

Há vários acessos para o cerro. Você pode subi-lo de carro, táxi, a pé ou de bicicleta. Ou pode utilizar o famoso funicular, um trenzinho de cabos que circula sobre trilhos. Para acessá-lo passamos por uma espécie de portal com características de um castelo medieval. É a maneira mais indicada aos turistas que querem comodidade aliada ao turismo.

Durante a subida íngreme pelo funicular avistamos aos poucos a cidade abaixo. Passamos por entre muitas árvores e bem próximo ao Zoológico Nacional. Aliás, a entrada do zoológico é uma das paradas do funicular. Para chegarmos ao funicular devemos utilizar o acesso pela Rua Pio Nono, em Bellavista.

Para se chegar a subida do cerro pelo funicular é só pegar o metrô até a Estação Baquedano (linha vermelha) e seguir reto pela famosa rua Pio Nono em Bellavista.

Outro acesso muito utilizado é pela Avenida Pedro de Valdivia. Por Pedro de Valdivia você poderá subir a pé, de bicicleta, de carro ou de táxi como dito anteriormente. Se você for do tipo atleta e gostar de uma caminhada, subir o cerro a pé pode ser bem prazeroso. Mas se prepare para cerca de 1 hora de caminhada morro acima. No entanto, você poderá desfrutar de magníficas vistas e pequenos jardins pelo caminho, como o Jardim Japonês. Se optar por subir de carro ou táxi, saiba que há horários específicos para entrada dos mesmos, assim como a cobrança de um pedágio para entrada.

Para desfrutar o cerro por esse acesso, é só pegar o metrô até Pedro de Valdivia (linha vermelha) e, a partir dali, caminhar por cerca de 1km até sua entrada.

Funicular do Cerro San Cristóbal

Funicular do Cerro San Cristóbal (Foto: Natalia Maimoni)

 Atrações do Cerro San Cristóbal

O Cerro San Cristóbal não é somente uma montanha alta com uma vista privilegiada. O parque oferece vários atrativos, desde mirantes e jardins, até eventos esportivos como aulas de ginástica e atividades culturais.

Suas principais atrações são:

Santuário da Imaculada Conceição: um dos principais templos da igreja católica no Chile se caracteriza pela imagem da Imaculada Conceição em seu ponto mais alto. A imagem mede 14 metros de altura e pode ser vista de vários pontos da cidade de Santiago de dia ou de noite. O Santuário foi visitado pelo papa João Paulo II em 1987.

 Imaculada Conceição

Imagem da Imaculada Conceição (Foto: Natalia Maimoni)

Zoológico Nacional de Chile: inaugurado em 1925, o Zoológico Nacional contém cerca de 1.000 animais divididos em cerca de 158 espécies em uma área de 4.8 hectares.

Piscinas públicas: há duas enormes piscinas públicas chamadas Antilén e Tupahue e são uns dos locais mais visitados do parque durante o verão. Os santiaguinos aproveitam os dias de calor para desfrutar de uma piscina com uma vista de 360 graus para a cidade.

Jardins: há vários jardins espalhados pelo cerro, sendo os mais visitados o Jardim Japonês, o Jardim Mapulemo e a Plaza Gabriela Mistral.

Anfiteatro Mirador Pablo Neruda: feitos de muros curvados de pedra, é como um teatro ao ar livre. Com capacidade para 1.000 pessoas e inaugurado em 2002, é utilizado para festivais e eventos privados.

Zonas de picnic e parrilla: se você deseja desfrutar de um dia de picnic no parque, ou até fazer um churrasco entre amigos, há várias zonas com churrasqueiras, mesas e banheiros.

Teleférico: o teleférico possui 46 cabines novas, além de 8 outras cabines exclusivas para transportar bicicletas. Cada uma delas possui capacidade para transportar 6 pessoas. Seu trajeto possui 2km e é percorrido em 15 minutos através das estações.

Cerro San Cristóbal

Vista desde o Cumbre, o ponto mais alto do cerro (Foto: Natalia Maimoni)

Para maiores informações sobre acessos, preços, atividades e atrações, é só visitar o site do Parque Metropolitano de Santiago no endereço http://www.parquemet.cl.

  • CURTA AQUI NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK E RECEBA AS ATUALIZAÇÕES DIÁRIAS DO SITE

Você pode gostar...

2 Resultados

  1. Ana Lígia disse:

    Parabéns pela diversificação de informações sobre o Cerro San Cristobal. Saiu do lugar comum. Me surpreendi ao saber que há outros pontos de visitação além da subida pelo funicular. E esta descoberta certamente me faz ampliar e adequar a minha visita a este ponto turistico. Obrigada

    • BRchile disse:

      Obrigado Ana Lígia. Ficamos muito felizes que nossa informação tenha sido útil. E que tenha sido uma informação diferenciada. Assim podemos acreditar que estamos no caminho certo. Agradecemos mais uma vez.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *