5 bebidas tradicionais do Chile

Sabemos que todo país possui suas bebidas típicas. Ou bebidas que são mais consumidas em relação as outras. Sendo assim, vamos aproveitar o assunto para sabermos quais são as bebidas tradicionais do Chile. E também quais delas são as preferidas da população e entender um pouco da sua relação com o país.

5 bebidas tradicionais do Chile

1 – Terremoto

É a bebida mais consumida durante as comemorações da independência chilena, a chamada Fiestas Patrias, ou Dieciocho. O drink leva esse nome por ter sido criado pelo famoso bar La Piojera, inaugurado em 1985 depois de um forte terremoto. Trata-se de uma mistura a base de pipeño, um vinho branco adocicado, e licor, que dependendo da receita pode ser granadina, fernet ou menta. E adiciona-se ainda sorvete de abacaxi de palito.

5 bebidas tradicionais do Chile

Terremoto, bebida consumida durante as comemorações da independência chilena (Foto: mixologynews.com.br)

2 – Vinho

Já sabemos que o vinho chileno é um dos mais apreciados do mundo. E que muitos brasileiros que vão ao Chile reservam um dia em especial para visitar suas vinícolas. O vinho chileno é exportado para cerca de 130 países e encontrá-los é tão fácil quanto encontrar uma empanada. Basta ir a um supermercado e teremos uma vasta opção de marcas e estilos a um baixo custo.

Os chilenos consomem a bebida com frequência, ganhando a concorrência com a cerveja. Com certeza uma das bebidas tradicionais do Chile mais importantes. Clique aqui e conheça todos nossos artigos sobre as vinícolas chilenas.

5 bebidas tradicionais do Chile

Vinho chileno, um dos mais apreciados do mundo (Foto: sb24hrs.com.br)

3 – Pisco Sour:

O pisco sour é uma bebida que se assemelha a nossa caipirinha. Se você for ao Chile deverá experimentar uma dose. Nos supermercados existem muitas garrafas à venda e dos mais variados sabores. A bebida faz parte de uma disputa entre os governos do Chile e do Peru para saber qual o país realmente detém a chancela da criação do pisco sour.

O nome vem da união das palavras “pisco”, um tipo de aguardente de uva, e “sour”, referindo-se à família de coquetéis que usam limão como parte de sua receita. Os jovens locais costumam misturar o pisco com a coca-cola, o que ficou conhecido como “piscola”.

5 bebidas tradicionais do Chile

Pisco Sour, bebida que se assemelha a nossa caipirinha (Foto: whatigabyooking.com)

4 – Mote con Huesillos:

O Mote con Huesillos é uma bebida não alcoólica tradicional do verão chileno, que agrega suco de pêssego com grãos de trigo e que possui um aspecto não muito agradável. Esse líquido é produzido com pêssegos secos (huesillo) cozidos em açúcar, água e canela e, em seguida, misturado com o trigo descascado cozido e fresco (mote).

Esta combinação é servida gelada em um copo alto com uma colher de sobremesa para que possamos comer os grãos que ficam no fundo do copo. Em algumas situações ainda é servido com um pêssego inteiro dentro desse copo.

5 bebidas tradicionais do Chile

Mote con Huesillos é uma bebida não alcoólica tradicional do verão chileno (Foto: internationalcuisine.com)

5 – Borgoña:

É consumida durante a época de Natal, sendo produzida com vinho, morango e açúcar. É bastante fácil de se preparar e é considerada uma tradição familiar muito comum na região central do Chile. Consiste em picar os morangos e deixá-los mergulhados no açúcar. Depois agregar o vinho e gelo moído. Também podem ser usadas outras frutas vermelhas para aumentar o sabor. Os chilenos consideram a borgoña uma das bebidas mais atrativas e bonitas, além de saudável.

5 bebidas tradicionais do Chile

Borgoña, consumida durante a época de Natal (Foto: enmyconchahoy.cl)

E se você conhece outras bebidas tradicionais do Chile, aproveite e compartilhe com a gente através dos comentários.

  • CURTA AQUI NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK E RECEBA AS ATUALIZAÇÕES DIÁRIAS DO SITE

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *