Conhecendo o incrível Bairro Providencia

Nós brasileiros chamamos a área de Providencia como Bairro Providencia. É assim que estamos acostumados. Mas, na verdade, Providencia é uma região de Santiago. Ou uma “comuna”, como se diz no Chile.

Providencia engloba algumas áreas importantes de Santiago. Para quem for usar o metrô nessa região, vai entender melhor. Algumas dessas áreas dão o nome às estações que muitos turistas brasileiros costumam utilizar, como Baquedano, Salvador, Manuel Montt, Pedro de Valdivia, Los Leones e Tobalaba. Uma parte de Bellavista, região boêmia com muitos atrativos turísticos, e parada obrigatória de todo turista em Santiago, também faz parte de Providencia.

Providencia é a região mais procurada pelos estrangeiros que escolhem Santiago para estudar ou trabalhar. Ela recebe também um número muito grande de turistas que preferem se hospedar em seus hotéis ou apartamentos que são alugados através de diárias.

Bairro Providencia

Avenida Providencia na altura de Los Leones (Foto: Natalia Maimoni)

Aproveite e conheça também nossos outros artigos sobre os melhores bairros de Santiago:

Bairro Bellavista: visita obrigatória
Bairro Patronato em Santiago: comprar barato no Chile
O encantador Bairro Brasil
Conheça o Bairro Lastarria
O que fazer no centro de Santiago?

Atrações do Bairro Providencia

É no bairro Providencia que está localizado o Parque das Esculturas e o shopping Costanera Center. Uma grande variedade de bares e restaurantes estão espalhados pelos seus 14.4km², entre eles o concorrido Giratório e uma praça só de bares conhecida em Santiago como Orrego Lucco. Conheça nosso artigo 5 dicas de restaurantes em Providencia e veja algumas ideias para todos os bolsos.

Providencia é completa para o turista e para quem deseja viver em Santiago. É bastante segura. Podemos caminhar noite afora com tranquilidade e ainda avistar casais namorando nos bancos nas calçadas. Agrega muitos parques agradáveis para caminhadas e pedaladas. Há também variados tipos de lojas, supermercados e academias de ginástica. Possui ainda universidades e prédios comerciais.

Bairro Providencia

Plaza de La Aviación na altura de Salvador (Foto: Natalia Maimoni)

Quer mais? Por lá se encontram as embaixadas da Polônia, Itália, França, Egito, Rússia, Japão, China e Uruguai. E apesar de possuir, obviamente, muitas ruas, é fácil se locomover e se acha pelo bairro. Suas principais vias são as avenidas Providencia e Nueva Providencia.

Prestem atenção e reparem que boa parte de Santiago é praticamente cortada por uma avenida que vai trocando de nome. Uma mesma reta levará você do Palacio de la Moneda no centro e passará na entrada de Bellavista, cortando toda Providencia até chegar no shopping Costanera. Depois seguirá para Las Condes.

A queridinha dos santiaguinos

Por tudo que comentamos até agora, a região de Providencia é tratada como a queridinha dos santiaguinos e daqueles que escolheram a cidade para viver.

Mas isso tem um preço. E o preço é alto. Estamos falando dos valores dos alugueis e do custo de vida de quem vive em Providencia. Por mais que Las Condes e Vitacura, áreas nobres da capital, sejam mais caras, Providencia não fica tanto atrás.

Só para efeito de ilustração, podemos dizer que Providencia é uma área semi nobre. Só perdendo para as duas citadas acima. É própria para quem escolhe conforto, segurança e praticidade pelo metrô, aliada pela existência de um grande comércio, supermercados, bares e restaurantes. O mesmo ocorre com as hospedagens para turistas. Paga-se embutido no preço de uma diária de um apartamento ou hotel todo esse pacote de benefícios.

Bairro Providencia

Igreja Nossa Senhora da Divina Providencia na altura de Pedro de Valdivia (Foto: Carlos Fernandes)

Como chegar em Providencia

Como vimos através deste artigo, Providencia é uma região extensa e suprida por várias estações de metrô. E todo turista caminhará por suas ruas e pelas avenidas Providencia e Nueva Providencia durante sua estadia em Santiago.

A estação de metrô Baquedano te deixará na porta de Bellavista. Na sequência, a estação Salvador e sua proximidade aos agradáveis parques para caminhada. Depois temos as estação Manuel Montt, Pedro de Valdivia e Los Leones, naquilo que corresponde a um espaço bem turístico. E mais a frente a estação Tobalaba, que te leva ao Costanera Center.

Aproveitem para visitar os links ao longo desse artigo para conhecer cada canto desse bairro querido da capital chilena.

  • CURTA AQUI NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK E RECEBA AS ATUALIZAÇÕES DIÁRIAS DO SITE

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *