O encantador Bairro Brasil

Santiago possui um bairro chamado “Barrio Brasil”, ou Bairro Brasil para os brasileiros. Trata-se de uma região que ainda preserva todas as qualidades de uma cidade latino-americana. E que leva esse nome por conta da sua praça principal, a “Plaza Brasil”, que possui 22 esculturas-brinquedos coloridas idealizadas pela artista Federica Matta.

O bairro costuma ser movimentado por causa de seus bares e restaurantes alternativos, cafeterias, centros culturais e hostels. Ficou conhecido por ser um bairro hippie, já que nos anos 90 algumas bandas de rock e artistas se mudaram para prédios abandonados da sua famosa Avenida Brasil.

Bairro Brasil

Bairro Brasil (Foto: plataformaurbana.cl)

Aproveite e conheça também nossos outros artigos sobre os melhores bairros de Santiago:

Bairro Bellavista: visita obrigatória
Bairro Patronato em Santiago: comprar barato no Chile
Conheça o Bairro Lastarria
Conhecendo o Bairro Providencia
O que fazer no centro de Santiago?

História do Bairro Brasil

O Bairro Brasil foi habitado pela elite chilena no início do século 20 até os anos 40. Com a migração das famílias tradicionais para o leste de Santiago na década de 50, suas mansões e vielas começaram a dar espaço ao desenvolvimento da área.

Nos anos 80 o bairro se encontrava bem descuidado. Sua renovação ocorreu nos anos 90 com a chegada de bares, restaurantes e faculdades.

Mais recentemente, no fatídico terremoto de 8.8 na escala Richter ocorrido na capital chilena em 2010, os palácios neogóticos e casarões neoclássicos e de estilo colonial sofreram com desabamentos. Mais uma página triste na história chilena por conta dos constantes abalos sísmicos no país.

Bairro Brasil

Plaza Brasil (Foto: plataformaurbana.cl)

O que fazer no Bairro Brasil

O bairro oferece boas opções para passeios em meio a suas palmeiras que lembram nosso país. Durante o dia a dica é aproveitar a Plaza Brasil que está cercada de edifícios coloridos, muros grafitados, igrejas antigas, cafeterias e lanchonetes. Já a noite os bares e restaurantes ganham vida com a presença de jovens empresários, estudantes e artistas chilenos.

A região oferece também algumas feiras de rua nos diferentes dias da semana. Quem já teve a oportunidade de apreciar as feirinhas do local afirma que os preços das frutas e verduras costumam ser mais baratos e de melhor qualidade que nos supermercados.

Mas, talvez, o Parque Quinta Normal seja seu maior atrativo. É nele que encontramos vários dos conhecidos museus de Santiago. São eles: Museu Nacional de História Natural, Museu Ferroviário, Museu de Ciência e Tecnologia e Museu de Arte Contemporânea. Já fora do parque, o imperdível Museu da Memória e dos Direitos Humanos e o Museu Artequin. Clique aqui e veja nosso artigo Parque Quinta Normal.

Bairro Brasil

Bairro Brasil (Foto: goplaceit.cl)

Como chegar no Bairro Brasil

Há várias estações de metrô que nos levam ao bairro. Podemos acessar a Plaza Brasil pelas estações Los Heroes e Cumming. O metrô Santa Ana é outra alternativa. Para o Parque Quinta normal, descer na estação Quinta Normal. Ela te deixará exatamente na entrada do parque.

  • CURTA AQUI NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK E RECEBA AS ATUALIZAÇÕES DIÁRIAS DO SITE

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *