As estações de ski chilenas

O Chile atrai muito turistas brasileiros todos os anos e uma das razões é que o brasileiro pode ter contato com a tão sonhada neve durante o inverno. O que faz da busca pelas estações de ski chilenas ser tão importante.

As estações de ski mais conhecidas dentre os brasileiros estão muito próximas da cidade de Santiago: Valle Nevado, Farellones, El Colorado e La Parva. Há também a estação de Portillo, que é um pouco mais distante. No entanto, pouca gente sabe que há cerca de 18 centros de ski localizados na Cordilheira dos Andes, somente entre Santiago e a Antártica Chilena.

As estações de Farellones, La Parva, El Colorado e Valle Nevado são vizinhas entre si e são acessadas por uma mesma estrada. Essa estrada é conhecida por suas curvas e sinuosidade. São 40 curvas para se chegar até Farellones (a partir daí teremos o acesso a El Colorado e La Parva) e dali mais 20 curvas para se chegar até o Valle Nevado.

Se você está em dúvida em qual estação visitar, aqui vamos te explicar um pouquinho mais sobre elas.

As estações de ski chilenas

As estações de ski chilenas (Foto: Natalia Maimoni)

Estações de ski chilenas: Valle Nevado

O Valle Nevado é um centro de ski localizado a cerca de 46km de Santiago. É conhecido por ter neve de ótima qualidade devido a sua altura e orientação onde está localizado. São cerca de 3.000 metros de altitude na base da estação e 5.430 metros no topo mais alto.

É atualmente o maior centro de esportes relacionados a neve na América do Sul. Há três hotéis dentro da estação, onde você poderá se hospedar se quiser passar mais tempo nas montanhas. Há também restaurantes e cafés. É o centro preferido dos brasileiros que querem aprendem a esquiar ou somente conhecer a neve.

Há um teleférico fechado que te permite conhecer mais a montanha e pode ser utilizado por aqueles que não pretendem esquiar. Entretanto os valores por lá podem ser bem salgados. Acesse o site do Valle Nevado para maiores informações.

Devido a sua altitude, a temporada pode ser mais longa que em outros centros como Farellones e El Colorado. A temporada normalmente se inicia em junho e termina em outubro, sendo considerada alta temporada entre os dias 15 de julho e 27 de setembro. Mas tudo isso depende das condições climáticas, mais precisamente dos dias em que vai começar a nevar.

As estações de ski chilenas

Estações de ski chilenas: Valle Nevado no topo da montanha (Foto: Natalia Maimoni)

Estações de ski chilenas: Farellones

Farellones está a cerca de 36km de Santiago, dentro da “comuna” de Lo Barnechea, a 2.340 metros de altitude. Enquanto o Valle Nevado é um centro extremamente desenvolvido para o turista, Farellones é o jardim de inverno dos santiaguinos. É muito comum encontrar grupos enormes de famílias, que lotam seus carros com comidas, bebidas e até o animalzinho de estimação indo até Farellones para um almoço na neve.

Seus preços são muito mais acessíveis que no Valle Nevado e há opções bem legais para quem não quer esquiar. Temos o “Tubbing”, que é tipo um tobogã com boia, onde você desliza em uma pista de gelo. Há também o “Canopy”, que é uma tirolesa sobre a neve. Você pode desfrutar da uma bela vista das pistas e das montanhas brancas na “Silla Panoramica”, que é uma cadeira que te leva desde a parte alta até a parte baixa da estação. As pistas de Farellones são bastante indicadas a para as pessoas que querem aprender a esquiar.

Há vária opções de alojamento por lá, desde hotéis até um hostel no povado. O centro fica aberto no verão também oferecendo outras opções de entretenimento. Acesse o site de Farellones para maiores informações.

As estações de ski chilenas

Estações de ski chilenas: Farellones (Foto: Natalia Maimoni)

El Colorado

As estações de ski chilenas

Estações de ski chilenas: El Colorado (Foto: chile.travel)

Localizado entre 2.430 e 3.333 metros de altura e a cerca de 37km de Santiago, se encontra o centro de El Colorado. Desde Farellones você consegue enxergar uma de suas pistas. Ambas estações são antigas e sempre serviram de área de lazer para os santiaguinos. Há um teleférico que conecta El Colorado com Farellones. O local possui pistas um pouco mais desafiantes. É indicado para quem já tem uma noção de ski.

O povoado também oferece hotéis e restaurantes. Quanto ao entretenimento, além de ski e snowboard, há uma Silla Panoramica para desfrutar as belezas da montanha. Acesse o site de El Colorado para maiores informações.

 

La Parva

As estações de ski chilenas

Estações de ski chilenas: La Parva (Foto: welcomechile.com)

A cerca de 50km de Santiago, La Parva é um vilarejo de montanha. É o point mais chique dos santiaguinos, que construíram ali suas casas e apartamentos para férias. Devido a isso, é um pouco mais caro e mais exclusivo do que os centros de El Colorado e Farellones. As construções são mais elegantes e você não encontrará hotéis. Se quiser se hospedar terá que alugar uma casa ou apartamento por lá. Na parte superior da estação há uma conexão até as pistas do Valle Nevado. Acesse o site de La Parva para maiores informações.

 

Portillo

As estações de ski chilenas

Estações de ski chilenas: Portillo (Foto: skiportillo.com)

Esse é o centro de ski mais antigo da América do Sul e está localizado a 150km de Santiago, já a caminho de Mendoza, na Argentina. É uma das estações de ski mais famosas da América do Sul e já foi sede de um campeonato mundial desse esporte. Em suas pistas foi estabelecido um recorde mundial de velocidade.

Sua única desvantagem para quem tem o tempo contado é a distância. São cerca de 3 horas de viagem até o resort desde Santiago. Um bate e volta para conhecê-lo fique um tanto quanto inviável. Porém, se você tiver tempo, há hotéis e chalés dentro da estação para se hospedar. Acesse o site de Portillo para maiores informações.

Como chegar nas estações de ski chilenas

Quer saber como chegar nas estações? Conheça nosso artigo Como chegar nas estações de ski do Chile. O texto é bem completo e você irá tirar todas as dúvidas pertinentes ao assunto. Caso ainda fique algo para trás, compartilhe seus comentários e perguntas.

  • CURTA AQUI NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK E RECEBA AS ATUALIZAÇÕES DIÁRIAS DO SITE

Você pode gostar...

6 Resultados

  1. Dayane Freitas disse:

    Olá!!
    Em março nenhuma estação é aberta?

    Obrigada

    • BRchile disse:

      Olá Dayane. Você pode fazer um passeio por elas. Farellones vira um parque, por exemplo. E o Valle Nevado está aberto para os turistas caminharem e fotografarem. Apesar da paisagem marrom, a paisagem continua bonita.

  2. Talissa Scarpin disse:

    Olá pessoal do BRChile, preciso de ajuda! Nas próximas semanas estarei em Santiago e, eu e meu esposo ainda não conseguimos decidir entre La Parva e El Colorado. Gostaríamos de fazer aula de esqui e estamos em dúvida sobre qual estação vamos gostar mais, qual seria ideal para essa primeira vez, espero que consigam nos orientar à melhor escolha. Muito obrigada! Abraço, Talissa

    • BRchile disse:

      Olá Talissa. Para inciantes, seria Farellones. Qualquer outra estação é indicada para quem já tem experiência em esquiar. Se esse for o caso de vocês, El Colorado seria mais indicado. Bom passeio.

  3. Luis Fernando disse:

    Bom dia BRChile, estou indo com minha família de 27 de setembro a 02 de outubro. Vocês poderiam me ajudar a montar um roteiro nesse período? Vamos eu, minha esposa, meu filho de 1 ano e 9 meses (na época) e meus sogros (63 anos).
    Eu queria muito conhecer a neve, mas tenho receio da subida por causa do meu filho. Em todas as minhas pesquisas achei poucas dicas de viagem com criança nessa idade… Me deem uma luz, por favor!!!

    • BRchile disse:

      Olá Luis Fernando. Temos 3 dicas de roteiros no site. Com relação ao seu filho, o que pode ser um complicador para visitar uma estação de ski é a altitude, já que estaremos na primavera e o acúmulo de neve será menor e o frio também. No caso do Valle Nevado, por exemplo, são 3 mil metros acima do nível do mar e isso influencia diretamente na pressão e na respiração. Para criança isso não é indicado. Enfim… Dê uma olhada no link http://brchile.com/?s=roteiro e conheça nossas dicas de roteiros. Abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *