O que é “A lo Pobre”?

Se os pratos suculentos e calóricos te atraem, você tem de conhecer os famosos pratos “a lo pobre” no Chile. Preparados também no Peru, o prato pode conter cerca de 800 calorias e trata-se de uma combinação bem farta de ingredientes.

Há várias opções “a lo pobre” com diferente tipos de carnes. Uma das combinações mais famosas é o “Lomo a lo pobre”. Lomo, em espanhol, é a carne de vitela. O bife acompanha cebolas fritas, batatas fritas e um belo ovo frito no topo. Há também a “Bistec a lo pobre”, feita com outro tipo de carne vermelha.

Origem do nome “a lo pobre”

O nome do prato soa engraçado para nós brasileiros. Mas também para os chilenos, já que “pobre” em espanhol também significa “desprovido de recursos próprios”. Não se sabe muito bem a origem dessa opção gastronômica, nem de onde a expressão surgiu, já que de pobre tal refeição não contém absolutamente nada.

Alguns dizem que é uma tradução mal feita de um termo em francês, o “boeuf au poivre”, que significa “vitela com pimentas”.

O que é A lo Pobre

Famoso “Lomo a lo pobre” (Foto: fmbox.cl)

Como é servido o “a lo pobre”

Apesar da similaridade com uma das opções gastronômicas mais consumidas do Chile, a chorrillana, os pratos “a lo pobre” é servido com as carnes cortadas em formato de bife. Já a chorrillana contém carnes picadinhas. Além de que os pratos “a lo pobre” são refeições individuais, enquanto a chorrilllana é uma opção para petiscar entre mais pessoas.

Portanto, quando você estiver no Chile e encontrar no menu de um restaurante tal sugestão, esteja preparado para uma refeição bem servida. Os preços da refeição costumam manter a média de outros pratos populares no país.

E você? Já experimentou algum prato “a lo pobre”? Aproveite, também, e conheça nosso artigo O que é pastel de choclo? e se delicie com mais essa dica.

  • CURTA AQUI NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK E RECEBA AS ATUALIZAÇÕES DIÁRIAS DO SITE

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *