5 itens comuns da moda masculina chilena

Já vimos e conhecemos anteriormente os 5 itens comuns da moda feminina chilena. Agora chegou a vez dos homens brasileiros se surpreenderem com o vestuário e o visual da população local. Mas vale ressaltar aqui também que não estamos dizendo que eles são melhores ou piores que os brasileiros. Estamos apenas mostrando a cultura desse povo andino.

5 itens comuns da moda masculina chilena

1 – Pochete:

Chileno que é chileno usa pochete na cintura. Não importa a roupa ou a ocasião. Seja na academia durante o treino, no passeio no shopping center ou com roupa social no trabalho, a pochete é parte integrante do corpo de um chileno. E são de vários tamanhos e modelos. Uma das mais utilizadas é  enorme, quase do tamanho de uma bolsa transversal feminina. Parece uma mochila na cintura.

Tem pochete que amarra na perna e tem pochete com variadas divisórias. Vimos anteriormente que a mulheres chilenas também são adeptas dessa moda. Mas não como os homens. Definitivamente, a pochete é a primeira peça do vestuário masculino no país. Isso ocorre demais no verão. Já no inverno, o uso desse item diminui em relação ao calor.

5 itens comuns da moda masculina chilena

Exemplo de pochete chilena (Foto: Natalia Maimoni)

2 – Barba ou bigode:

É de comum acordo que os homens no Chile são adeptos da barba. Seja essa barba como for e do tamanho que for. Até mesmo os apresentadores de telejornais usam aquele modelo “barba por fazer”. Esse costume acontece muito antes disso virar febre no Brasil. Ou seja, é algo cultural.

Mas o que é sucesso mesmo entre os chilenos é o uso de bigode. Não importa a idade que a pessoa tenha, usar apenas um bigode é algo comum e normal para os homens locais. E aquele modelo de bigode comprido com pontas laterais, onde a pessoa fica enrolando o mesmo para que ele fique espetado é, sem exagero algum, bastante usado também.

5 itens comuns da moda masculina chilena

Bigodes são comuns entre os chilenos (Foto: fujiokadigital.com)

3 – Mullet, coque e “rabicozinho”:

Não é apenas a barba ou o bigode que fazem parte do visual de um chileno. O uso de mullet ou daquele “rabicozinho” comprido na parte de trás do cabelo também fazem a cabeça do povo. Muitos cabelos são aparentemente comuns visto de frente, mas é só olhar atrás da cabeça que vemos aquele chumaço comprido. Também tem uns cortes sem direção, como se o barbeiro tivesse pego a tesoura e cortado a olho.

O coque também é usual. Mesmo que o homem não tenha cabelo suficientemente comprido. Mas se der para fazer um coquezinho no topo já está valendo. Os mais cabeludos já conseguem tal penteado. O povo chileno aprecia muito o cabelo comprido também. É muito comum ver senhores ainda de cabelos longos, mesmo que brancos. Não podemos afirmar, mas acreditamos que essa moda dos cabelos compridos seja alguma herança cultural dos índios.

5 itens comuns da moda masculina chilena

Famoso penteado masculino entre os chilenos (Foto: Natalia Maimoni)

4 – Roupas para o verão:

No verão, os chilenos curtem vestir uma calça colorida (goiaba, laranja, rosa, verde, vermelha…). Essa moda também pode ser visualizada em outras estações do ano, mas com menos frequência. Shorts curtos coloridos ou floridos também estão presentes no vestuário masculino na estação mais quente do ano. Nos pés, um sapatinho vermelho é o preferido da população. Na parte de cima, camisas floridas tipo havaiana ou regata estampada com muitas cores. Também existe o estilo chinelo, calça jeans e regata. Uma das combinações preferidas é a calça colorida com a uma camisa xadrez. E sem esquecer do item principal, a pochete.

5 itens comuns da moda masculina chilena

Calças coloridas (Fotos: Carlos Fernandes)

5 – Moletom e capuz na cabeça:

O moletom, ou “poleron”, como é chamado no Chile, é também peça importante do vestuário andino. Mesmo no verão e com altas temperaturas é comum ver os chilenos usando moletom e cobrindo a cabeça com o capuz. Na academia, por exemplo, fazem exercícios vestidos com essa pesada roupa e com seu capuz. Mas se tiver muito calor, o moletom estará sendo carregado para cima e para baixo, seja na mochila ou nas mãos. No entanto, se um chileno precisar escolher entre um moletom e uma pochete, a dúvida será cruel, mas a pochete ainda vencerá.

5 itens comuns da moda masculina chilena

Moletom com capuz e uma boa pochete para acompanhar (Foto: Carlos Fernandes)

A seção 5 coisas tem como objetivo sair um pouco da linha mais séria que adotamos em outros textos. Por isso procuramos dar um tom mais de humor em nossos artigos. Mas, mesmo que um item ou outro cause algum riso, saiba que essa maneira de se apresentar é sim bem típica de um chileno.

  • CURTA AQUI NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK E RECEBA AS ATUALIZAÇÕES DIÁRIAS DO SITE

Você pode gostar...

6 Resultados

  1. Erasmo disse:

    Bem interessante.

  2. Marcio disse:

    curuzes andar com pochete kkkkkkkkk
    rindo até 2037

  3. Caroline disse:

    Ouvi falar que os chilenos usam roupas mais sóbrias, pretas, isso seria mais no inverno?

    • BRchile disse:

      Olá Caroline. Sim. No verão as roupas são coloridas. No inverno, assim como na Europa, as roupas são mais escuras. Isso ocorre porque essas roupas costumam ser pretas ou cinzas, como por exemplo os sobretudos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *