5 frutas chilenas exóticas

A seção 5 coisas resolveu listar algumas frutas chilenas encontradas nos supermercados ou feiras livres de Santiago, e do Chile em geral, que são desconhecidas e exóticas para nós brasileiros.

São frutas que aguçam nossa curiosidade em conhecer seu sabor. Ou não. Podem ser também frutas que causam uma certa estranheza ao nosso paladar.

Sendo assim, vamos conhece-las. E tirem suas próprias conclusões.

5 frutas chilenas exóticas

1 – Chirimoya:

Típica fruta andina rica em proteínas, vitaminas, minerais e fibras, e com baixo teor de gordura. Pode ser considerada da família da fruta do conde e da graviola. Possui uma polpa branca cremosa e doce e foi catalogada por Mark Twain, escritor e humorista americano, como “a fruta mais deliciosa conhecida pelo homem”. As melhores chirimoyas chilenas são encontradas nas feiras das cidades de La Serena e Quillota.

5 frutas chilenas exóticas

Chirimoya (Foto: nichonatural.com)

2 – Copao:

Conhecida como uma fruta 100% chilena de regiões áridas como o Atacama. Contem potássio e vitamina C e rende um delicioso suco. Além de um saboroso sorvete. Também é usado para produzir shampoos, condicionadores e sabonetes. De acordo com o Instituto de Investigações Agropecuárias do Chile, o copao é classificado como fruta gourmet.

5 frutas chilenas exóticas

Copao (Foto: ebay.com)

3 – Arándano azul:

É a fruta chilena com maior valor de exportação. É muito benéfica à saúde e é um dos melhores alimentos antioxidantes. São redutoras de colesterol, antibióticos e anti-inflamatórios. Combatem as infecções urinárias, fortalece o sistema imunológico e melhora o sistema digestivo. O arándano chileno tem como grandes importadores o Canadá, a Grã Bretanha, China e Coréia do Sul.

5 frutas chilenas exóticas

Arándano Azul (Foto: enfemenino.com)

4 – Pepino dulce:

É uma fruta milenar andina. Além da famosa palta, o pepino dulce é outra fruta consumida no país em saladas e em pratos mais elaborados. Possui um bom aroma e é composta por 90% de água, sendo de baixa caloria e fonte de vitamina C. Há várias formas, tamanhos e cores para a fruta. E elas podem durar até 15 dias em temperatura ambiente, ou por até 60 dias a uma temperatura de 5º, sem estragar. É o que dizem os chilenos.

5 frutas chilenas exóticas

Pepino Dulce (Foto: portaldelcampo.cl)

5 – Cucumis ou kiwano:

É também chamado de melão africano ou melão espinhoso. Para os chilenos, é uma mescla de pepino, kiwi e banana. É uma fruta diurética. Possui uma técnica especial para ser consumida, sendo mais propicia corta-la pela metade e usar uma colher para come-la. Serve também para decorar carnes assadas. E suas sementes são usadas em drinks chilenos populares como a “mimosa” e a “nebulosa intergaclática”. Assuntos para outro artigo.

5 frutas chilenas exóticas

Kiwano (Foto: lidovky.cz)

  • CURTA AQUI NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK E RECEBA AS ATUALIZAÇÕES DIÁRIAS DO SITE

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *