5 fatos curiosos do Chile

Vamos conhecer alguns fatos curiosos do Chile que são diferentes aos nossos costumes. Alguns são engraçados e outros são importantes para os turistas.

5 fatos curiosos do Chile

1 – Propina em supermercados

Antes de mais nada, temos que entender que oferecer propina no Chile é oferecer uma gorjeta. Sempre que pagamos uma conta em um restaurante, por exemplo, eles cobram 10% de propina. Quando um entregador leva comida à sua casa, ele espera receber sua propina do cliente. Conheça nosso artigo O que é propina no Chile e saiba tudo sobre o assunto.

Os empacotadores dos supermercados são aqueles que mais recebem a tal contribuição. O motivo é que esse é o único rendimento que eles possuem. São estudantes universitários que não recebem salário e usam esse expediente para complementar sua renda e pagarem os estudos. Sendo assim, o cliente deverá pagar pelo empacotamento da compra. Em compras pequenas, cerca de $200 pesos. Em compras maiores, $500. Se o empacotador levar a compra até o carro do cliente, chega a receber até $1.000.

5 fatos curiosos do Chile

Fatos curiosos do Chile: propina no supermercado (Foto: informante.bligoo.cl)

2 – Teto baixo

Uma das coisas que mais chama a atenção de nós brasileiros quando estamos vivendo no Chile é a altura do teto dos apartamentos e prédios comerciais. Pelo menos boa parte deles. O teto costuma ser muito baixo, com cerca de 2 metros de altura. Uma pessoa com 1.80m consegue facilmente tocar esse teto com as mãos. O chuveiro nos banheiros acaba tendo uma altura ainda menor, obviamente. Portanto, a distância desse chuveiro para nossa cabeça acaba sendo mínima.

Em algumas academias é necessário tomar muito cuidado para não nos machucarmos quando vamos nos alongar ou nos aquecer. Já ouvimos três versões para tal situação. Uma dá conta de que o teto é baixo para que haja economia na construção de um prédio. Outra é de que se trata de uma espécie de precaução por conta dos terremotos. E há quem diga que o motivo se refere a baixa estatura média dos chilenos. Uma pessoa com 1.75m é considerada alta no país.

5 fatos curiosos do Chile

Fatos curiosos do Chile: tetos baixos (Foto: Natalia Maimoni)

3 – Recusa de venda em pontos comerciais

Pagar uma compra com nota alta nos pontos comerciais chilenos pode se tornar uma dor de cabeça ao cliente. Uma das coisas mais estranhas que podemos perceber é como os chilenos descartam uma venda por não ter troco para devolver ao consumidor. Simplesmente não vendem e dispensam o cliente. Aquela esperteza do brasileiro de buscar trocado no ponto comercial vizinho, por exemplo, não existe.

Os comerciantes apenas te questionam se você possui o valor do produto disponível. Caso não haja, a venda não será feita. Isso ocorre, inclusive, em grandes franquias nos shopping centers de Santiago. Por essa cultura da recusa de venda, o governo já sugeriu a lei do arredondamento. A venda seria arredondada para que ficasse mais fácil o pagamento pelo cliente e a devolução de troco pelo comerciante.

5 fatos curiosos do Chile

Fatos curiosos do Chile: compras em dinheiro podem ser recusadas por falta de troco (Foto: independent.co.uk)

4 – Futebol na TV:

Os canais de TV do país não estão habilitados para transmitirem jogos ao vivo do campeonato de futebol local. Na verdade, eles não podem transmitir a partida que acontece dentro do gramado. Sendo assim, os canais habilitados transmitem o que acontece fora das quatro linhas. Isso mesmo. Enquanto o jogo acontece no gramado, a TV mostra as reações dos técnicos e da torcida. Sem narração ou comentários, apenas com áudio ambiente.

No canto da tela fica o placar da partida em andamento e o telespectador fica assistindo os bancos de reservas e os torcedores. Se você gosta de futebol, aproveite para conhecer nosso artigo Visitando os estádios de futebol em Santiago.

5 fatos curiosos do Chile

Fatos curiosos do Chile: futebol na TV (Foto: emol.com)

5 – Feriados irrenunciáveis:

Possuímos um texto explicando como funciona os feriados no Chile e que pode ser conferido no link Feriados Irrenunciables. Em resumo, no Chile existe o feriado comum, em que o comércio em geral decide se abre ou não, sendo ponto facultativo. Por outro lado, existe os feriados irrenunciáveis, onde todo o comércio é obrigado a não abrir, sendo passível de multa caso descumpram essa lei.

Nestes dias tudo realmente estará fechado. Até mesmo farmácias e shopping centers, por exemplo. Outro fator interessante é que, no dia anterior ao feriado, o comércio já fecha suas portas bem mais cedo. E alguns restaurantes nem abrem. Isso ocorre mesmo em Santiago, a capital do país.

5 fatos curiosos do Chile

Fatos curiosos do Chile: tudo fechado nos feriados irrenunciáveis (Foto: entornointeligente.com)

Conhece algum outro fato curioso do Chile? Casa haja outra curiosidade que você queira de discutir, deixe aqui seus comentários.

  • CURTA AQUI NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK E RECEBA AS ATUALIZAÇÕES DIÁRIAS DO SITE

Você pode gostar...

6 Resultados

  1. Elisa disse:

    Olá, perguntei sobre a altura dos aptos ao meu marido chileno e ele disse que a norma é 2,4 metros e não conhece nenhum apto assim. Estranhei…
    Outra curiosidade seria que os banheiros não têm ralo. E se eu parar pra pensar vou lembrar de muita coisa…

    • BRchile disse:

      Olá Elisa. Pois é… estamos no terceiro apartamento diferente e todos possuem teto muito baixo. Quanto ao fato do ralo, é verdade. Faz muita falta no momento de lavar o banheiro. E nos três apartamentos que já moramos, não havia janelas também. Outra curiosidade. Obrigado pelos comentários.

  2. Jéssyca disse:

    Vou para o Chile na Páscoa deste ano, estou apreensiva quanto aos feriados irrenunciáveis pois chego no dia 28/03 e vou embora no dia 02/04/2018. Vocês sabem quais dias o comércio estará fechado? Já procurei muito e ainda não encontrei este calendário certo para este ano…

    • BRchile disse:

      Olá Jéssyca. Teremos o feriado da Páscoa nesse intervalo de tempo. Mas eles são feriados facultativos e não irrenunciáveis.

  3. Clarissa disse:

    Oi! Estou gostando muito do site, super útil para quem nunca foi ao Chile. Tenho uma dúvida, estou indo ao Chile no período de 11 a 19/08/18 e parece que vai haver um feriado dia 15. Fiquei na dúvida se esse é um feriado irrenunciável.

    • BRchile disse:

      Olá Clarissa. Que bom que podemos ajudar de alguma maneira. Quanto a sua pergunta, não. O feriado de agosto é facultativo e o comércio abrirá normalmente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *