5 coisas boas do Chile

Todo país possui uma lista daquilo que consideramos agradáveis de alguma maneira. Coisas que fazem com que nos apaixonamos por uma outra terra ou cultura. Sendo assim, trazemos nesse artigo cinco coisas boas do Chile. Essa lista pode até não agradar a todos, mas irá aguçar a curiosidade de muitos em poder experimentar algumas dessas dicas.

5 coisas boas do Chile

1 – Empanadas

Como já abordamos no artigo O que é empanada?, essa delícia gastronômica nos acompanha sempre no Chile. Não tem como enjoar de comer uma boa empanada. E sempre é bom experimentar as várias opções de recheios existentes. Encontrar uma empanada para comprar no Chile é a coisa mais fácil que existe. Seja em lanchonetes especializadas, na rede de padarias Castaño (a de lá não é das melhores), em restaurantes pela cidade, shopping centers ou em supermercados.

Podemos comprar, também, as massas e recheá-las em casa. Os recheios mais comuns são: napolitana, queijo (chanco, mantecoso ou de cabra), frango com queijo e milho, azeitonas pretas chilenas e queijo e a de camarão com queijo. Seja frita ou assada. Visitar o Chile e não experimentar uma empanada é um sacrilégio.

5 coisas boas do Chile

Empanadas chilenas (Foto: Natalia Maimoni)

2 – Entrar em lojas

Muitas vezes, entrar em lojas no Brasil é desconfortável pelo fato dos vendedores não nos deixar a vontade. Em Santiago isso não existe. Você pode entrar em uma loja, olhar tudo, pegar o produto e até experimentar ali mesmo por cima da sua própria roupa. Na enorme maioria das vezes, ninguém te abordará. Enxergamos nisso um lado muito positivo.

O motivo para a não abordagem ao cliente é o fato deles não ganharem por comissão e porque eles não demonstram realmente uma vontade de nos atender. Isso é ótimo para quem gosta de visitar uma loja para pesquisar preços, verificar os produtos ou somente para conhecê-la em um shopping center, por exemplo. E quando resolvemos comprar algo que não esteja guardado em estoque, pegamos o produto e vamos direto ao caixa.

5 coisas boas do Chile

Shopping Costanera Mall (Foto: Natalia Maimoni)

3 – Clima

Em Santiago, o verão tem máximas de 34ºC. Mas, geralmente, as temperaturas estão na casa dos 30ºC ou 32ºC. E como o clima é seco, ou seja, simplesmente não chove durante os meses de verão, podemos caminhar nas ruas sem transpirar. Nas noites de verão, as temperaturas estão por volta de 19ºC. No inverno, podemos ter tardes com 15ºC de temperatura, por exemplo. Por vezes menos, claro. Mas pelo clima seco, o frio não penetra na pele. Basta nos agasalharmos bem.

A primavera e o outono são muito agradáveis. Ótimo clima pela manhã e tarde e a noite um friozinho bom para dormir. No outono, as árvores ganham cores como na Europa, deixando os parques lindos. Depois, as folhas caem por completo e as ruas ficam maravilhosas. Na primavera, as árvores voltam a ficar verdes e as flores embelezam a cidade. Santiago é extremamente arborizada. O fato de haver estações do ano definidas também agrada demais.

5 coisas boas do Chile

Parque Florestal e a Cordilheira ao fundo (Foto: Carlos Fernandes)

4 – Cordilheira dos Andes

Claro que este cartão postal do Chile e da América do Sul estaria aqui nessa lista. A visão que já temos a partir do avião quando a sobrevoamos já desperta o prazer de vê-la. É possível avistar a cordilheira de muitos pontos em Santiago. Pela sua altura e imponência, parece que ela vai engolir a cidade. No inverno, fica toda branca de neve.

Mesmo quando a primavera vai chegando e o degelo vai acontecendo ela continua bonita, pois mescla as cores branca da neve e marrom dela mesma. E quando o sol bate direto nas montanhas nos finais de tarde a deixa com uma coloração alaranjada. Existe muitos pontos de Santiago para se visitar apenas para observar e fotografar a cordilheira.

5 coisas boas do Chile

Cordilheira dos Andes vista desde Providencia (Foto: Natalia Maimoni)

5 – Vinhos

Mais um item indispensável na lista. Todos nós sabemos que o vinho chileno é um dos mais apreciados do mundo. E que muitos brasileiros que vão ao Chile reservam um dia em especial para visitar suas vinícolas. O vinho chileno é exportado para cerca de 130 países e encontrá-los é tão fácil quanto encontrar uma empanada.

Basta ir a um supermercado e teremos uma vasta opção de marcas e estilos a um baixo custo. É possível experimentar ao longo do tempo cada um dos mais famosos e concorridos vinhos chilenos. E ainda levar ao Brasil para presentear os amigos e familiares.

Aproveite e conheça nossos textos sobre as vinícolas chilenas.

5 coisas boas do Chile

Variedade de vinhos chilenos (Foto: Carlos Fernandes)

Caso você tenha algo mais para acrescentar em nossa lista, aproveite e deixe aqui seus comentários.

  • CURTA AQUI NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK E RECEBA AS ATUALIZAÇÕES DIÁRIAS DO SITE

Você pode gostar...

4 Resultados

  1. Bárbara disse:

    Nossa! Conheci o site hoje e já estou lendo e amando tudoooo!!! Parabéns pelo excelente trabalho! Vocês merecem todo o reconhecimento.

    • BRchile disse:

      Muito obrigado Bárbara. Ficamos felizes em saber que nossos textos tem sido bem recebidos. Curta nossa página no facebook para você receber as novidades diárias. Abraço.

  2. Daniel disse:

    Barbara, o site está “Barbaro”, tenho um problema relacionado ao valor do Real nesta pagina mostra 1 real equivale a 202,08 pesos ja ao verificar no cambiosantiago.cl mosta 1 real igual a 180 pesos, como vejo o valor do dollar?

    • BRchile disse:

      Olá Daniel! Bom, esse valor é a cotação da Bolsa. Os valores em casas de câmbio são diferentes. Para você se certificar da cotação de todas as moedas, é só entrar em nosso artigo Casas de câmbio em Santiago. Lá temos os links das casas que disponibilizam um mural com o valor do dia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *